Do Mundo-Nipo
O governo do Japão concluiu um projeto de novo plano básico de energia que define a nuclear como importante fonte de “energia de base” no país. O projeto foi adotado nesta terça-feira (25) durante uma reunião da qual participaram as pastas ministerias relevantes à questão, informou a emissora pública ‘NHK’.
O tema fulcral desde o acidente de 2011 em Fukushima tem sido a definição da energia nuclear. Um projeto inicial publicado no último ano definia a energia nuclear como uma fonte importante e fundamental. A descrição atraiu críticas de membros dos partidos governistas por dar à energia nuclear um status muito elevado, detalhou a NHK.
Segundo o governo, a expressão “energia de base” se refere a uma fonte que pode fornecer eletricidade continuamente, dia e noite, de maneira estável. Autoridades do governo enfatizam ainda que a expressão é uma descrição de capacidade, não uma indicação principal de fonte no mercado de energia.
De acordo com o projeto, serão reiniciadas as usinas nucleares cuja segurança tenha sido confirmada pelos mais altos padrões mundiais, conforme o determinado pela Autoridade Reguladora Nuclear.
O governo apresentará o novo plano de energia ao partidos governistas para somente depois buscar a aprovação por todos os membros do gabinete.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.