Homem se entrega após lançar drone radioativo em protesto à energia nuclear no Japão

O homem disse que o material radioativo no drone encontrado na residência do premiê japonês é areia de Fukushima.

Do Mundo-Nipo

O mistério envolvendo um drone contendo material radioativo, que pousou na cobertura da residência oficial do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na última quarta-feira, parece que foi esclarecido após um homem se entregar, na noite de sexta-feira (25), à polícia na província de Fukui, no centro-oeste do Japão, afirmando ser o autor do “crime”.

Segundo a polícia de Obama, no sudoeste de Fukui, Yasuo Yamamoto, de 40 anos, disse que “o ato foi uma forma de protesto contra o reinício das usinas nucleares no país”. O desempregado também explicou em seu blog que a pequena aeronave não tripulada carregava areia de Fukushima, onde ocorreu a crise nuclear após o terremoto e tsunami de 2011, e um cartaz expressando sua oposição à energia nuclear.

Yasuo Yamamoto foi levado á Tóquio para interrogatório (Foto: Kyodo)
Yasuo Yamamoto foi levado á Tóquio para interrogatório (Foto: Kyodo)

Yamamoto entregou uma amostra da suposta areia radioativa, bem como o controle remoto que, segundo ele, teria sido usado para pilotar o drone até a cobertura da residência do premiê Shinzo Abe, conforme explicou a polícia de Obama no comunicado à imprensa.

Neste sábado, Yamamoto foi levado a Tóquio para interrogatório, segundo um porta-voz da polícia metropolitana da capital japonesa. “O suspeito planejava interromper as atividades na residência oficial do primeiro-ministro”, explicou.

Incidente com o drone na residência oficial de Shinzo Abe
O artefato motorizado de quatro hélices e 50 centímetros de diâmetro foi encontrado durante a manhã de quarta-feira (22) no terraço do moderno edifício de cinco andares conhecido como “Kantei”, no coração da capital japonesa, segundo a polícia municipal.

No entanto, o porta-voz da polícia indicou neste sábado que o drone pousou no terraço em algum momento entre 22 de março e 22 de abril, quando foi encontrado. Neste dia, o primeiro-ministro estava na Indonésia em uma reunião.

No blog, identificado pela imprensa local como pertencente a Yamamoto, ele alega ter pousado o drone na residência do primeiro-ministro por volta das 3h30 da manhã do dia 9 de abril, mas afirma que perdeu o controle do equipamento e que voltou para casa sem saber sua exata localização.

Após o incidente, o governo japonês disse que vai considerar regular o voo de drones e ordenou o reforço da vigilância do espaço aéreo sobre edifícios importantes, incluindo centrais nucleares e aeroportos.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão aposta em cemitérios high-tech para lidar com a falta de espaço

Next Article

Japão sobe 6 posições em ranking global de acesso à tecnologia da informação

Related Posts