Do Mundo-Nipo
A Agência Japonesa de Energia Atômica (AJEA) pediu desculpas pelo incidente no qual quatro pesquisadores sofreram exposição à radiação durante um experimento.
O responsável pela segurança do laboratório admitiu em entrevista coletiva o atraso na resposta ao incidente.Ele citou uma verificação de radiação inadequada após o incidente e incapacidade de realizar um exame detalhado de exposição externa.
De acordo com o funcionário, com o sistema de ventilação dentro do laboratório é possível que as substâncias radioativas tenham vazado para o ambiente exterior.
A AJEA informou que a radiação ao redor da instalação está normal atualmente.
O incidente ocorreu na última quinta-feira, na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio, com 55 pesquisadores presentes no laboratório. Quatro pesquisadores do sexo masculino, na faixa dos 20 e 30 anos, foram expostos a até 1,6 milisievert de radiação.
Segundo a AJEA, os pesquisadores estavam disparando um feixe de prótons em ouro para gerar partículas elementares quando o aparelho apresentou problemas e produziu um quantidade maior de materiais radioativos do que o esperado.
A agência também está examinando se os outros 51 trabalhadores que estavam no laboratório foram expostos à radiação.
As informações são da agência Kyodo e rede NHK.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.