Meio ambiente e Energia

Tepco vai parar tratamento de água radioativa e Fukushima Daiichi

A Tepco planeja retomar as operações de tratamento no próximo mês, mas prevê um atraso significativo.

Do Mundo-Nipo

Reator 2 de Fukushima Daiichi, antes e depois (Foto: Aflo Images)

Reator 2 de Fukushima Daiichi, antes e depois (Foto: Aflo Images)

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) informou nesta quinta-feira que vai retirar de operação equipamentos usados para tratar a água radioativa da usina Fukushima Daiichi, a fim de evitar a corrosão.

No mês passado, a Tepco identificou um vazamento na soldagem de um tanque de armazenamento de água contaminada pré-tratada. O tanque é parte de um sistema que está sendo testado para remover substâncias radioativas da água contaminada.

A Tepco descobriu que a soldagem desenvolveu dois furos de 2 e 3 milímetros de diâmetro, que pode ter sido causada pela água do mar e pelo produto químico utilizado para remover as impurezas.

De acordo com informações da rede NHK, a empresa vai parar os três sistemas de tratamento usando tanques por cerca de 90 dias. A Tepco pretende cobrir o interior de todos os recipientes por com borracha para evitar a corrosão.

A usina Fukushima Daiichi acumula 400 toneladas de água radioativa todo o dia, devido ao afluxo de água subterrânea.

Enquanto o equipamento de tratamento estiver desligado, a empresa usar outros tanques para armazenamento.

A Tepco planeja retomar as operações de tratamento no próximo mês, mas prevê um atraso significativo.

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energiaSiga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários