Do Mundo-Nipo
O primeiro leilão da temporada de baiacu teve início em Shimonoseki, cidade da província de Yamaguchi, no oeste do Japão.
Antes do amanhecer da última terça-feira, cerca de 4 toneladas de baiacu chegou ao mercado de peixe da cidade para o leilão, que incluiu mais de 500 quilos do cobiçado “torafugu”.
Funcionários do mercado disseram que a pesca do dia tinha 80 quilos a menos do que no ano passado. A queda se deve às temperaturas mais elevadas no Mar do Japão neste verão.
Os baiacus de melhor qualidade foram leiloados por até 150 dólares por quilo – cerca de 40 dólares a mais do que no ano passado.
Um atacadista disse que espera uma boa temporada e explicou que dois terços dos baiacus leiloados em Shimonoseki são consumidos em Tóquio, onde as “coisas estão mais quentes” agora que a cidade vai sediar os Jogos Olímpicos de 2020.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.