Do Mundo-Nipo
A Austrália pediu nesta quarta-feira em tribunal da União das Nações Unidas (ONU) que o Japão pare imediatamente de caçar baleias no Oceano Antártico.
Representantes legais australianos disseram que a pesquisa baleeira japonesa é um disfarce, sendo na verdade uma caça comercial proibida pelo direito internacional.
A Corte Internacional de Justiça de Haia, na Holanda, iniciou audiências no caso na quarta-feira. Austrália entrou com uma ação em 2010.
A equipe australiana argumentou que o Japão pratica caça comercial de baleias, matando centenas todos os anos e vendendo a carne no mercado.
Eles exigiram a suspensão da pesquisa, afirmando que o Japão ainda não respondeu por que precisa matar baleias para realizar pesquisas.
Os pesquisadores japoneses devem informar ao tribunal que a finalidade do estudo é pesquisar a ecologia da baleia e que já produziu resultados.
A audiência está prevista para terminar no dia 16 de julho. O tribunal de 16 juízes deve anunciar a decisão no fim do ano.
As informações são da rede NHK.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.