Do Mundo-Nipo
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) solicitou a Agência Reguladora Nuclear do Japão a avaliação de segurança necessária para reiniciar dois reatores ociosos na usina Kashiwazaki-Kariwa.
Funcionários da Tepco visitaram a autoridade de regulação nuclear e apresentaram um pedido para avaliações nos reatores 6 e 7 nesta sexta-feira (27).
A mudança veio um dia depois do governador de Niigata, que hospeda a usina de Kashiwazaki-Kariwa, dar aprovação condicional para o reinício.
De acordo com os requisitos de segurança que entraram em vigor em julho, os reatores de água fervente, como o reator 2 na usina, devem ter aberturas de filtração. Essas aberturas são projetadas para liberar a pressão nos vasos de contenção do reator durante emergências, limitando as emissões de substâncias radioativas.
A Tepco passou mais de dois meses em busca de aprovação local para solicitar as verificações de segurança nos reatores da usina.
O ministro da Economia, Comércio e Indústria, Toshimitsu Motegi, disse ao presidente da Tepco, Naomi Hirose, que o consentimento local é um fator importante no processo, mas advertiu que o tratamento da crise nuclear na usina Fukushima Daiichi não deve ficar para trás.
As informações são da rede NHK.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.