AIEA conclui inspeção de água residual da usina de Fukushima

A inspeção também contou com especialistas de nove países, incluindo China e Rússia, que impuseram proibições de importação de frutos do mar japoneses após a usina de Fukushima despejar no mar água radioativa tratada.
Equipe da AIEA inspeciona água residial da usina nuclear de Fukushima | Foto: Cortesia TEPCO / Kyodo
Foto: Cortesia TEPCO / Kyodo

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, na sigla em inglês) concluiu, nesta sexta-feira (27), a revisão de segurança na água radioativa tratada da usina nuclear de Fukushima que está sendo despejada no mar desde agosto. Segundo a Kyodo News.jp, o órgão planeja compilar um relatório sobre sua última missão de quatro dias até o final do ano.

Sete funcionários da AIEA e especialistas de nove dos 11 países membros da força-tarefa, incluindo China e Rússia, que criticaram a liberação e impuseram proibições de importação de frutos do mar japoneses, participaram da missão de revisão, que envolveu uma inspeção local nas instalações de tratamento e despejo de água no complexo nuclear devastado após um grande terremoto e tsunami em 2011.

Equipe da AIEA inspeciona água residial da usina nuclear de Fukushima | Foto: Cortesia TEPCO / Kyodo
A força-tarefa da AIEA inspecionou a usina nuclear de Fukushima Daiichi em 25 de outubro de 2023, durante sua primeira missão de revisão desde o início do despejo no mar, em agosto, de água radioativa tratada | Foto: Cortesia TEPCO / Kyodo

A força-tarefa da AIEA inspecionou a usina nuclear de Fukushima Daiichi em 25 de outubro de 2023, durante sua primeira missão de revisão desde o início do despejo de água radioativa tratada no mar em agosto | Foto: TEPCO / Kyodo Images

Durante a inspeção, os membros da missão também trocaram opiniões com funcionários do governo japonês, da operadora Tokyo Electric Power (TEPCO, na sigla em inglês) e da Autoridade de Regulação Nuclear do Japão (ARN) do Japão sobre a operação da instalação na usina e os procedimentos de monitoramento ambiental.

Desde agosto, a operadora da usina lançou no oceano cerca de 15.600 toneladas de água tratada com um sistema de processamento de líquidos que remove a maioria dos radionuclídeos, exceto o trítio, que é diluído com água do mar.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News JP

Total
0
Shares
Previous Article
Preços no Japão | ©Shizuo Kambayashi/AP

Inflação em Tóquio salta 2,7% em outubro

Next Article
Emprego no Japão / Imagem: Edição Mundo-Nipo

Emprego no Japão: Vagas na fábrica de ônibus da Mitsubishi em Toyama

Related Posts