Japão vai permitir entrada “parcial” à última cidade da zona de exclusão em Fukushima

Os cidadãos de Futaba só poderão visitar 4% do município e somente durante o dia, sem poder passar a noite no local.

Do Mundo-Nipo

O governo japonês suspendeu parcialmente nesta terça-feira a proibição de entrada ao último dos municípios que permanecia totalmente vetado dentro da zona de exclusão constituída ao redor da central de Fukushima devido aos altos níveis de radiação.

 

Futaba-Foto-Sergey-Ponomarev-AFLO
Os cidadãos de Futaba só poderão visitar 4% do município e somente durante o dia, sem poder passar a noite no local (Foto: Sergey Ponomarev/AFLO Images)

 

A cidade de Futaba, uma das duas que abriga a deteriorada usina de Fukushima e da qual 6.520 habitantes foram removidos, foi a última a ter sua interdição suspensa, uma medida que foi decretada de maneira parcial e somente após 26 meses, embora fortes restrições de entrada ainda permaneçam mantidas.

Futaba era um dos municípios que, em abril de 2011, o governo japonês incluiu dentro da “zona de exclusão” constituída em um raio de 20 quilômetros em torno da central de Fukushima para proteger das emissões radioativas.

No entanto, os cidadãos de Futaba só poderão visitar 4% do município e somente durante o dia, sem poder passar a noite no local. Deste modo, a zona restante (96%) seguirá totalmente vedada ao registrar um índice de contaminação radioativa superior aos 50 milisieverts anuais, acima do limite de segurança estabelecido em 20 milisieverts.

Segundo o prefeito de Futaba, Shiro Izawa, a suspensão parcial do veto representa um primeiro passo na reconstrução da cidade pela sua população, que se encontra quase em sua totalidade na cidade de Saitama, ao norte de Tóquio.

Além disso, a liberação permitirá o início dos trabalhos de descontaminação e reabilitação das zonas arrasadas pelo tsunami.

Segundo um estudo realizado pelo governo japonês, cerca de 18% dos 86 mil desabrigados pela crise nuclear de Fukushima não poderá retornar a suas casas pela alta radiação em menos de 10 anos.

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Caça-bombardeiro dos EUA cai no mar do Japão

Next Article

Honda vai expandir programa de auxílio aos idosos e pacientes de hospitais

Related Posts