Japão, China e Coreia do Sul concordam em cooperar no combate à poluição

Ministros dos três países emitiram uma declaração conjunta na qual comprometem-se a combater conjuntamente poluentes do ar.

Do Mundo-Nipo

Yoon Seong Kyu, ministro do Meio Ambiente sul-coreano, Nobuteru Ishihara ministro do Meio Ambiente do Japão, e Li Ganjie, vice-ministro de Proteção Ambiental da China (Foto: Kyodo)
Yoon Seong Kyu, ministro do Meio Ambiente sul-coreano, Nobuteru Ishihara ministro do Meio Ambiente do Japão, e Li Ganjie, vice-ministro de Proteção Ambiental da China (Foto: Kyodo)

Japão, China e Coreia do Sul emitiram uma declaração conjunta nesta terça-feira (29), no qual as três nações comprometem-se a combater conjuntamente poluentes do ar, incluindo partículas finas conhecidas como PM2.5.

A declaração foi emitida no final de uma reunião anual de dois dias que começou na segunda-feira em Daegu, na Coreia do Sul.

O acordo acontece na sequência de outra reunião realizada no mês passado, em Pequim, na qual os três países acolheram favoravelmente o primeiro nível de diálogo sobre a poluição atmosférica.

O vice-ministro chinês de Proteção Ambiental, Li Ganjie, e os ministros do Meio Ambiente de Japão e Coreial do Sul, Nobuteru Ishihara e Yoon Seong-kyu, respectivamente, emitiram uma declaração conjunta na manhã desta terça-feira.

A declaração diz que as três nações “reconhecem o diálogo como uma plataforma eficaz para compartilhar informações e promover a parceria”, concordando em manter o diálogo para promover o desenvolvimento.

“Tivemos discussões frutíferas, apesar da situação complicada (diplomática) em torno dos três países”, disse o ministro japonês Ishihara durante a conferência de imprensa conjunta.

Outro acordo também foi firmado no dia anterior entre o ministro do Meio Ambiente do Japão e sua contraparte sul-coreana, numa reunião paralela entre os dois ministros.

O Ministério do Meio Ambiente informou que Japão e Coreia do Sul concordaram em cooperar na elaboração de medidas contra substâncias poluentes, incluindo o fornecimento de tecnologia de medição por parte do Japão e a monitoração de dados pela Coreia do Sul.

(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão pode alterar cinco leis para exercer direito de defesa coletiva

Next Article

Resultados da 10ª rodada do Campeonato Japonês 2014

Related Posts