Do Mundo-Nipo
A Autoridade Regulamentadora Nuclear (ARN) do Japão decidiu oficialmente nesta quarta-feira proibir o reinício do reator Monju, localizado na cidade de Tsuruga, província de Fukui.
O reator atualmente desligado não será reiniciado antes do final de março do próximo ano, conforme o anuncio oficial da ARN em uma reunião realizada hoje.
O reator Monju gera energia usando plutônio extraído de combustíveis nucleares gasto.
A medida rígida contra a Agência Japonesa de Energia Atômica (JAEA, na sigla em inglês), operadora do reator, veio em resposta as medidas de segurança consideradas inadequedas. A decisão escrita será entregue a JAEA na quinta-feira (30).
A JAEA enfrenta atualmente um acidente nuclear que resultou em vazamento de radiação em seu laboratório no nordeste do Japão, expondo à radiação 33 dos 55 funcionários.
A ARN criticou a Agência Japonesa de Energia Atômica pela gestão de segurança inadequada.
A operadora não deve reiniciar o reator de Monju até que sejam confirmadas melhorias na instalação.
A ordem da autoridade reguladora solicita a implementação de uma sistema que permita a verificação precisa de todo o reator, bem como revisão de medidas de segurança.
eja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.