Tepco identifica altos níveis de radioatividade em água subterrânea de Fukushima Daiichi

Os níveis de radiação foram encontrados em uma amostra de água coletada na última sexta-feira.

Do Mundo-Nipo

Usina Fukushima Daiichi (Foto: Aflo Images)
Usina Fukushima Daiichi (Foto: Aflo Images)fukushi

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) disse neste sábado que detectou níveis elevados de substâncias radioativas, incluindo estrôncio, nas águas retiradas de um poço subterrâneo sob o reator 1 de Fukushima Daiichi.

A Tepco informou que cerca de 3 mil becquerels de substância radioativa por litro foram registrados nas águas do poço, localizado a 6 metros do mar. Este número é 100 vezes superior ao limite de segurança estabelecido.

Uma vez que o nível de trítio radioativo está subindo na água do mar em torno do porto da usina, a operadora desconfia que há uma vazamento para o oceano.

“É verdade que a contaminação radioativa foi encontrado a partir de águas subterrâneas perto do mar, mas não sabemos se a água contaminada tem chegado ao Pacífico”, disse um funcionário da Tepco.

Os níveis de radiação foram encontrados em uma amostra de água coletada na última sexta-feira.

Também sexta-feira, a Tepco registrou  1.400 becquerels de substâncias radioativas em águas subterrâneas de outro dos poços, situado a 25 metros do mar.

As últimas revelações ocorrem depois da identificação de trítio e estrôncio-90 de oito a trinta vezes maior que o limite permitido em águas subterrâneas em maio. Após essa descoberta, a Tepco expandiu a área examinada e perfurou um poço mais próximo do Pacífico.

Na sequência da crise nuclear em Fukushima Daiichi, grandes quantidades de água altamente radioativa vazaram para o mar através de um duto contendo cabos para o reator 2, um dos danificados. A Tepco selou o duto em abril de 2011, mas um pouco de água contaminada restou e acredita-se que tenha vazado e misturado-se com as águas subterrâneas.

As informações são do jornal  The Japan Times.

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energiaSiga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Osaka tenta aliviar carga militar norte-americana de Okinawa

Next Article

Japão cria sistema automatizado de estacionamento subterrâneo para bicicletas

Related Posts