O Japão pretende disponibilizar já em 2025 um serviço de táxi aéreo urbano com emissão zero, uma vez que a companhia aérea Japan Airlines (JAL) confirmou um acordo com a Avolon, uma empresa irlandesa de leasing de aeronaves.
A parceria de compartilhamento de aeronaves elétricas no Japão foi anunciada pela Avolon no último dia 20. O contrato prevê que a JAL alugue ou adquira 50 aeronaves com ainda a opção de mais 50 futuramente.
As autoridades japonesas acreditam que o passo é importante para “alcançar a revolução da Mobilidade Aérea no Japão” e reduzir o impacto negativo no meio ambiente.
A Avolon será a responsável por lançar a revolucionária aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), a VA-X4 da fabricante Vertical Aerospace (Bristol, Reino Unido), uma empresa global aeroespacial e de tecnologia que se concentra na aviação com emissões zero.
A locadora irlandesa disse que a parceria com a companhia aérea japonesa “identificará e visará parceiros e clientes locais, requisitos de infraestrutura, certificação e uma variedade de modelos comerciais para apresentar um dos primeiros negócios de compartilhamento de aeronaves eVTOL do mundo”.
Além do contrato de locação com a JAL, a Avolon anunciou no mês passado um acordo com a companhia aérea brasileira GOL, que também se comprometeu a pré-encomendar aeronaves VA-X4.
Como resultado dessas relações, a Vertical supostamente tem pré-encomendas de até 1.350 aeronaves no valor de US$ 5,4 bilhões.
Agora, a Avolon pretende que a aeronave se certifique globalmente, começando pelo Japão.
Aeronave VA-X4
O veículo levanta voo verticalmente e é movido por um trem de força elétrico que é definido como o “mais leve e mais seguro do mundo”. Este conjunto motriz foi desenvolvido juntamente com a Rolls-Royce.
A VA-X4 possui fuselagem composta de fibra de carbono, asas personalizadas, pode voar a até 322 km/h, tem um alcance de 161 km e, segundo a fabricante, é cerca de 100 vezes mais silenciosa que um helicóptero tanto se locomovendo quanto parada.
O plano é que o VA-X4 comece a operar no Japão a tempo para a Osaka Kansai EXPO em 2025.
== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Composites World | Vertical Aerospace.