Um tufão está em curso para atingir o nordeste do Japão na manhã de quarta-feira, anunciou a Agência Meteorológica do Japão (JMA), mas os organizadores das Olimpíadas de Tóquio não planejam adiar quaisquer eventos além do remo e tiro com arco e flecha, uma vez que já foram remarcados.
O tufão Nepartak ruma em direção à Honshu, ilha principal do arquipélago japonês. O fenômeno pode levar fortes ventos, chuvas e ondas altas em várias áreas, incluindo Tóquio, alertou a JMA.
As competições de futebol feminino programadas para a terça-feira na prefeitura de Miyagi (nordeste) e nas prefeituras de Ibaraki, Kanagawa e Saitama (leste) foram realizadas conforme programado, mesmo com a aproximação do tufão.
Os jogos de futebol em Miyagi e Ibaraki foram realizados com espectadores, ao contrário da maioria dos outros eventos olímpicos que só permitem atletas, funcionários e organizadores nas instalações devido à pandemia do coronavírus.
O governo da província de Miyagi, no entanto, cancelou as atividades de cerca de 280 voluntários olímpicos que deveriam orientar os espectadores devido ao tufão que se aproximava.
A agência meteorológica emitiu alerta para ventos fortes e ondas altas em Fukushima. Pediu também que outras áreas fiquem em alerta para chuvas fortes, inundações e deslizamentos de terra.
Nas 24 horas até a noite de quarta-feira, projeta-se chuva de até 180 milímetros para a região de Tohoku e 80 mm para a região de Kanto-Koshin , incluindo Tóquio. O tufão deve enfraquecer para ciclone extratropical na quarta-feira, segundo a JMA.
A partir das 18h de terça-feira, o tufão estava localizado a cerca de 120 quilômetros a leste-nordeste de Choshi, na província de Chiba, perto de Tóquio, de acordo com a agência.
O fenômeno Nepartak sustenta pressão atmosférica de 990 hectopascais no centro e ventos de até 108 km/h.
*Para mais informações, acesse a página de aviso meteorológico no site oficial da JMA (https://www.data.jma.go.jp/multi/warn/index.html?warning=all&lang=en).
== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Kyodo News | Agência Meteorológica do Japão.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.