Bolsa de Tóquio fecha no maior nível em 33 anos

Bolsa japonesa foi influenciada pelos ganhos robustos das bolsas de Nova York no pregão anterior. Os dados fortes de emprego nos EUA também alimentou o apetite por risco em Tóquio.
Sede da Bolsa de Valores de Tóquio | ©Kyodo
Sede da Bolsa de Valores de Tóquio | ©Kyodo

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em forte alta nesta segunda-feira (5), atingindo seu maior nível pela primeira vez em 33 anos, refletindo o apetite por risco que predominou na Ásia após as bolsas de Nova York fecharem o pregão de sexta-feira (2) com robustos ganhos, influenciada por dados fortes do relatório de emprego americano.

Segundo a Kyodo News, o índice Nikkei, principal da Bolsa de Tóquio, saltou 693,21 pontos ante o fechando anterior, alta de 2,20%, fechando à 32.217,43 pontos, ficando acima de 32 mil pontos pela primeira vez desde julho de 1990, quando o Japão estava passando por uma bolha financeira, que acontece quando um ativo é vendido por um preço acima do seu valor real.

Por sua vez, o índice Topix terminou o pregão de segunda-feira com crescimento de 37,09 pontos, ou alta 1,70%, aos 2.219,79 pontos, seu fechamento mais alto desde 1º de agosto de 1990.

Todos os setores da indústria, exceto de energia elétrica e gás, subiram. Os ganhos foram liderados por ações de maquinário, transporte marítimo, têxteis e vestuário.

O rendimento do título de referência do governo japonês de 10 anos subiu 0,020 ponto percentual em relação à sexta-feira, perto de 0,430%, acompanhando o aumento nos rendimentos de longo prazo do Tesouro dos EUA no final da semana passada.

As ações na Bolsa de Tóquio dispararam desde o início do pregão, estendendo os ganhos para o fechamento do mercado com o início das compras de ativos de última hora.

O sentimento do investidor foi impulsionado depois que o índice Dow Jones, da bolsa de Nova York, saltou 701,19 pontos, ou 2,12%, aos 33.762,76 pontos no fechamento de sexta-feira, seu maior ganho desde 30 de novembro do ano passado, seguindo os dados robustos de emprego e um acordo para evitar um possível calote nos EUA, disseram os traders.

“As preocupações sobre uma recessão iminente diminuíram, uma vez que os dados mostram que a economia está tendo um bom desempenho”, disse Masahiro Ichikawa, estrategista-chefe de mercado da Sumitomo Mitsui.

Com a ligeira desvalorização do iene também ajudando a impulsionar as ações japonesas, os participantes do mercado agora aguardam a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) na próxima semana, acrescentou Ichikawa.

A reunião será “crucial para confirmar se o Fed manterá suas taxas atuais ou fará alterações com base em dados econômicos e outros fatores”, disse ele.

Os negócios em Tóquio também foram impulsionados por ações relacionadas ao petróleo depois que a Arábia Saudita disse, no domingo (4), que reduzirá a produção em 1 milhão de barris por dia em julho, uma decisão que faz parte de um acordo entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e outros grandes produtores de petróleo, de acordo com os traders.

O grupo conhecido como OPEP+ concordou em estender sua redução de produção até o final de 2024.

Entre as questões relacionadas à energia, a exploradora de petróleo Inpex subiu 42,5 ienes, ou 2,8%, para 1.557,5 ienes, enquanto a refinaria Eneos Holdings subiu 10 ienes, ou 2,1%, para 478,6 ienes.

Câmbio em Tóquio

O dólar permaneceu firme na faixa de 140 ienes depois que o crescimento mais forte do que o esperado nas folhas de pagamento não-agrícolas dos EUA em maio reacendeu as especulações de que o Federal Reserve não pode ignorar um aumento da taxa de juros este mês.

Às 17h desta segunda-feira (5) em Tóquio (5h no horário de Brasília), o dólar americano alcançou 140,40-42 ienes em comparação com 139,93-140,03 ienes em Nova York e 138,99-139,02 ienes em Tóquio na sexta-feira.

O euro, por sua vez, fechou cotado a US$1,0689-0691 e 150,08-12 ienes no pregão de Tóquio, contra US$1,0702-0712 e 149,78-88 ienes no câmbio de Nova York.

Por Donican Lam, Kyodo News
Tradução e adaptação de Maria Rosa, Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
A província de Aichi foi uma das que mais sofreram com enchentes por causa do tufão tufão Mawar | ©Kyodo

Tufão Mawar deixa 2 mortos, 5 desaparecidos e 35 feridos no Japão

Next Article
Ayako Haraguchi em 1990 | ©Kyodo

Japão nega novo julgamento a idosa de 95 anos que ficou presa por 10 anos

Related Posts