Bolsa de Tóquio fecha em alta histórica pelo 2º pregão seguido

Na volta do feriado de aniversário do Imperador do Japão, o índice Nikkei atingiu o pico histórico de 39.233,71 pontos.
Bolsa de Tóquio atinge pico histórico | ©Kyodo
©Kyodo

A Bolsa de Valores de Tóquio renovou sua máxima histórica nesta segunda-feira (26), marcando o segundo pregão consecutivo de alta, com o impulso de compra apoiado pelas expectativas de um desempenho corporativo robusto, informou a agência Kyodo.

Ao final das negociações na capital japonesa, o índice Nikkei 225 encerrou em alta de 135,03 pontos, ou 0,35% em relação a quinta-feira, totalizando o recorde de 39.233,71 pontos. Por sua vez, o índice Topix, mais amplo, terminou em alta de 12,91 pontos, ou 0,49%, em 2.673,62, seu nível mais alto desde fevereiro de 1990.

Os mercados japoneses ficaram fechados na sexta-feira (23) por causa do feriado de aniversário do atual imperador do Japão, Naruhito, que nasceu a 23 de fevereiro de 1960. 

No mercado de ações de primeira linha, os ganhos foram liderados por ações de empresas farmacêuticas, de instrumentos de precisão e de bancos.

O rendimento do título de referência de 10 anos do governo japonês caiu 0,030 ponto percentual em relação ao fechamento de quinta-feira, para 0,685%, acompanhando uma queda nos rendimentos de longo prazo do Tesouro dos EUA no final da semana passada.

No mercado acionário, uma ampla gama de emissões atraiu compras devido ao otimismo em relação aos lucros otimistas das empresas japonesas, impulsionando o índice Nikkei a atualizar seus máximos de fechamento e intradiários pelo segundo pregão consecutivo. O índice de referência ultrapassou os recordes anteriores estabelecidos na última quinta-feira pela primeira vez desde dezembro de 1989.

“As ações japonesas são vistas como baratas, com a vantagem adicional de um iene fraco, já que as baixas taxas de juros, a inflação e as avaliações relativamente baratas tornam as ações japonesas ainda mais atraentes para os investidores estrangeiros”, disse Seiichi Suzuki, analista-chefe do mercado acionário do Tokai Tokyo Research Institute.

Mas a alta foi limitada na segunda-feira, já que a venda da Tokyo Electron e de outras ações relacionadas a semicondutores, que subiram na semana passada com os lucros positivos e as perspectivas da gigante americana de chips Nvidia.

“Seja devido à cautela em relação aos recentes aumentos ou à realização de lucros, parece que não houve tantos compradores hoje quanto na semana passada”, disse Seiichi, acrescentando que os investidores também estão de olho nos principais indicadores econômicos dos EUA, que serão divulgados no final desta semana.

Mercado de câmbio

O dólar americano permaneceu praticamente inalterado no nível médio de 150 ienes por dólar em Tóquio, em meio à falta de novos sinais de negociação.

Às 17h00, horário local do fechamento em Tóquio (5h desta segunda no Brasil), o dólar americano estava cotado a 150,46 ienes, um pouco abaixo dos 150,49 ienes na cotação em Nova York às 17h00 de sexta-feira.

O euro encerrou cotado a 1,0832 dólar e 162,98 ienes, contra 1,0816 dólar e 162,81 ienes em Nova York, no final da tarde de sexta-feira, conforme noticiou a Kyodo News Japan.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Melbet Brasil | Imagem: Reprodução / Montagem Mundo-Nipo

Guia Melbet Brasil para entusiastas de apostas

Next Article
Mãe japonesa com bebê recém-nascido | ©Depositphotos

Número de nascimentos no Japão cai pelo 8º ano seguido

Related Posts