Notícias Variedades

Morre, aos 82 anos, roteirista de Ultraman e Jaspion

Shozo Uehara | Foto: Asahi Images

Além de Ultraman e Jaspion, outras séries escritas por esse “gênio” do gênero tokusatsu passaram no Brasil em TV aberta entre as décadas de 1970 e 1990.

Morreu Shozo Uehara, japonês que ganhou fama internacional por escrever histórias para várias séries japonesas, incluindo Ultraman e Jaspion. O roteirista morreu de câncer no fígado no dia 2 de janeiro, mas a família só divulgou o falecimento nesta quinta-feira.

Ao longo de sua carreira, Shozo ficou conhecido por escrever roteiros para vários episódios da franquia Ultra, incluindo “Ultraman” (1966), “Ultra Seven” (1967) e “O Regresso de Ultraman” (1971).

Ultraman | Foto: Reprodução

Em 1973, ele foi parar na Toei, onde ficou responsável pelos roteiros de “Gorenger” (1975), primeira série da franquia Super Sentai, a mesma que deu origem a séries como “Changeman” e “Flashman” e que dá base para “Power Rangers” desde 1993.

Shozo também esteve por trás dos roteiros da versão japonesa do Homem-Aranha (1978).

A partir de 1982, ele passou a ser o responsável pelos roteiros das séries da franquia Metal Hero. Shozo também escreveu para as séries “Gavan” (1982), “Sharivan” (1983), “Shaider” (1984) e “Jaspion” (1985).

Jaspion | Foto: Reprodução

Mesmo com idade avançada, Shozo ainda voltou a escrever para a franquia Ultra em 1996, com “Ultraman Tiga”, como escritor freelancer em homenagem aos seus trabalhos anteriores.

Muitas séries japonesas escritas por esse “gênio” do gênero tokusatsu passaram no Brasil em TV aberta entre as décadas de 1970 e 1990, que inclui Ultraman e Jaspion, além do saudoso Kamen Rider (Kamen Rider Black).

Kamen Rider Black | Foto: Reprodução

Os fãs otakus do mundo inteiro estão de luto pela morte de Shozo Uehara.

Mundo-Nipo.com (MN)
Fonte principal: Asahi Shimbun.