Submarino colide com cargueiro na costa sudeste do Japão

Acidente aconteceu quando o submarino japonês voltava à superfície. Ele bateu em um navio com bandeira de Hong Kong.
Sbmarino Souryu ficou com parte da Torre danificada Foto Guarda Costeira do Japao 900x600 1
©Guarda Costeira do Japão

Um submarino da Força de Autodefesa Marítima do Japão colidiu na segunda-feira com um navio comercial no Oceano Pacífico, próximo à ilha de Shikoku, na costa sudeste do Japão, disseram autoridades governamentais, acrescentando que três tripulantes do submarino ficaram levemente feridos, mas nenhum dano maior foi relatado.

Segundo informou a Kyodo News, o Souryu, submarino com 84 metros de comprimento, raspou o casco do cargueiro enquanto ele voltava à superfície, disse o Ministério da Defesa, acrescentando que o mastro da antena do submarino e outras partes superiores foram levemente danificadas, mas ainda assim foi capaz de continuar navegando.

Submarino Souryu ficou com parte da Torre danificada Foto Guarda Costeira do Japao 1
Submarino Souryu ficou com parte da Torre danificada | Foto: Guarda Costeira do Japão

O porta-voz do governo, Katsunobu Kato, disse em entrevista coletiva que o navio envolvido na colisão, quando contatado pela Guarda Costeira do Japão, relatou que nenhum impacto foi sentido e não parece ter sofrido avarias.

O navio envolvido é o Ocean Artemis, um cargueiro com bandeira de Hong Kong, segundo a Kyodo News, citando fontes ligadas ao incidente.

A colisão ocorreu por volta das 10h55 de segunda-feira  (22h55 de domingo em Brasília), na costa do Cabo Ashizuri, na província de Kochi. O ministro da Defesa, Nobuo Kishi, disse que o submarino, que estava em treinamento de rotina, avistou o navio comercial pelo periscópio enquanto ele subia, mas não conseguiu evitá-lo a tempo.

Como o equipamento de comunicação do submarino foi danificado no acidente, o relato do incidente só foi possível por meio de celular, por volta das 14h20 locais.

A Guarda Costeira do Japão disse que abrirá uma investigação, já que o incidente pode colocar o tráfego em risco devido à negligência, enquanto o Conselho de Segurança de Transporte do Japão informou que lançou sua própria investigação.

O Souryu é um submarino diesel-elétrico, com um deslocamento padrão de 2.950 toneladas e comporta tripulação de até 65 pessoas. Ele entrou em operação em 2009 como o primeiro de sua classe.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Espadas samurai Katana Foto Getty

Ator morre após ser atingido por espada em ensaio de teatro no Japão

Next Article
Terremoto de 7.1 no nordeste do Japao Foto JMA 1

Forte terremoto de magnitude 7,1 abala o Japão e deixa vários feridos

Related Posts