Terremoto de magnitude 6.2 atinge a costa leste do Japão

Terremoto teve epicentro no mar, a cerca de 300 km de Tóquio, mas foi sentido em várias regiões, tais como Tohoku, Kanto e até Kyushu.
Terremoto no Japao em 14 09 2021 Foto Reproducao JMA 900x550 1
©Agência Meteorológica do Japão

Um potente terremoto de magnitude 6,2 na escala Richter atingiu a costa leste do Japão, em águas do Oceano Pacífico, na terça-feira (data local), sendo sentido em várias regiões do país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, apesar de forte, o tremor não ofereceu risco de tsunami

O sismo ocorreu às 07h46 de terça-feira, 14 (19h46 de segunda-feira em Brasília), com epicentro em águas a sudoeste das ilhas Izu, a cerca de 300 quilômetros de Tóquio, a uma profundidade de 450 quilômetros, de acordo com a JMA.

As cidades de Kasama e de Toride, na província de Ibaraki, na região de Kanto (leste), foram as mais afetadas pelo tremor, registrando intensidade de 3 graus (moderado) na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Terremoto no Japao em 14 09 2021 Foto Reproducao JMA 900x600 1
O mapa mostra as cidades afetadas e o epicentro do tremor | Foto: Reprodução / JMA

Ainda de acordo com a agência, o abalo também foi sentido em áreas longínquas ao epicentro, tais como em algumas cidades nas regiões de Tohoku (nordeste) e até mesmo em Kyushu (sudoeste), além da região de Kanto, na qual está localizada a região metropolitana de Tóquio.

Até o momento não há relatos de feridos ou danos a edificações. Também não foram reportadas anormalidades nas usinas nucleares nas regiões afetadas pelo tremor.

A JMA, no entanto, alertou que pode ocorrer réplicas (tremores secundários) em áreas próximas onde foi registrado o epicentro, ou seja, na costa leste do arquipélago japonês.

Anel de Fogo do Pacífico

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir a tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Veja no site da JMA os dados completos do terremoto, incluindo todas as cidades/áreas afetadas.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas com mascara fazendo compras no luxuoso distrito comercial de Ginza em Toquio Foto Kim Kyung H 02

Gastos das famílias no Japão têm leve alta de 0,7%

Next Article
Emprego no Japao I IN TIME TOUR Atendente de loja Docomo Foto WSJ Images Montagem Mundo Nipo 02

Empregos no Japão: Docomo abre vagas para atendentes

Related Posts