Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 4 ficaram gravemente feridas, neste domingo (22), em um incêndio em um prédio residencial de três andares na cidade de Kobe, capital da província de Hyogo, no centro do Japão, disseram as autoridades locais, segundo informou o jornal The Japan Times – via Agência Kyodo.
Os bombeiros receberam uma ligação por volta de 1h35 de domingo (13h35 de sábado no Brasil) de um morador do complexo habitacional de três andares em Hyogo-ku, distrito da cidade de Kobe, dizendo que uma fumaça preta estava saindo de uma janela no primeiro andar do prédio.
A polícia e os Bombeiros relataram que quatro homens com idades entre 77 e 86 anos, que moravam no primeiro andar do complexo, foram confirmados como mortos no local. Dentre os quatro homens que foram levados ao hospital, três deles, na faixa dos 60 e 70 anos, permanecem inconscientes, enquanto um homem de 40 anos está gravemente ferido.
Todas as oito vítimas do incêndio, mortos e feridos, foram encontradas no primeiro andar do prédio, onde alguns moradores usam cadeiras de rodas e são visitados por cuidadores, disse a polícia.
O prédio foi construído em 1963 e tem cerca de 30 moradores, muitos dos quais vivem sozinhos. O local foi recentemente reformado e os residentes, em sua maioria, são beneficiários da Previdência Social, segundo relataram moradores e outras fontes à Kyodo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, alarmes e extintores de incêndio foram instalados em cada andar do prédio e, portanto, acredita-se que os alarmes tenham sido acionados durante o incêndio.
Nenhum problema foi encontrado na última inspeção do sistema de extinção de incêndio do prédio realizada no mês passado. O prédio, contudo, não possui o sistema anti-incêndio “Sprinklers”, uma vez que este sistema é exigido apenas para prédios com 11 andares ou mais, de acordo com a legislação japonesa.
Cerca de 60 metros quadrados do prédio de 300 metros quadrados foram queimados, com os danos confinados no primeiro e segundo andar.
O fogo foi extinto, em sua maior parte, cerca de uma hora após o início do incêndio, disseram os Bombeiros à agência Kyodo, acrescentando que a causa do incêndio está sendo investigada.
== Mundo-Nipo (MN)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.