Biden reafirma apoio ao Japão em disputa territorial com a China

Biden prometeu que os EUA continuarão apoiando o Japão na disputa com a China pela soberania das ilhas Senkaku.
Ilhas Senkaku Foto Creative Commons 900x600 15 06 2016
Ilhas Senkaku | © C. Commons

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, discutiu esta semana questões bilaterais em conversa telefônica com Joe Biden, o democrata que venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

De acordo com a Kyodo News, Suga parabenizou Biden pela vitória e o democrata reafirmou o compromisso de que os EUA apoiarão as reivindicações do Japão sobre a disputa com a China pela soberania das ilhas Senkaku.

Biden e Suga também concordaram em coordenar esforços relacionados a desafios globais, tais como o combate à pandemia do novo coronavírus e o aquecimento global.

Apesar das conversas bilaterais do democrata representando Washington, o adversário de Biden nas eleições presidenciais dos EUA, o presidente republicano Donald Trump, ainda não aceitou a derrota nas urnas e acusa o pleito de fraude. Mesmo com a reivindicação de Trump, dezenas de lideranças nacionais já parabenizaram Biden pela vitória nas eleições, segundo noticiou a agência Sputnik.

Disputa territorial

Tanto o Japão quanto a China ampliaram as reivindicações territoriais sobre as ilhas Senkaku – nomeadas como ilhas Diaoyu na China. O Japão insiste em sua soberania sobre as ilhas, em vigor desde 1895, enquanto a China defende mapas japoneses de 1783 e 1785 que designam as ilhas como território chinês.

Após a Segunda Guerra Mundial, as ilhas Senkaku ficaram sob o controle dos EUA e depois foram repassadas para o Japão, em 1972.

Por sua vez, o Japão acredita que as reivindicações de soberania da China sobre as ilhas estão relacionadas com a descoberta de minerais valiosos na região ainda na década de 1970, tais minerais incluem as valiosas terras raras, ou metais de terras raras, que são substâncias químicas usadas na indústria para a produção de diversos itens essenciais, tais como superimãs utilizados em telas de tablets, computadores e celulares, no processo de produção da gasolina, e em painéis solares, entre tantos outros produtos, de acordo com a Kyodo.

A disputa territorial se acentuou em 2012, quando o governo japonês comprou três das cinco ilhas de um proprietário privado. O ato deteriorou ainda mais os laços bilaterais já estremecidos entre os dois vizinhos desde o século passado por questões históricas.

Ilhas Senkaku

O arquipélago de Senkaku é composto por um grupo de ilhotas no Mar da China Oriental, a aproximadamente a 170 quilômetros ao norte da ilha Ishigaki e a cerca de 410 quilômetros a leste da ilha de Okinawa, de acordo com o arquivo online do governo japonês destinados às ilhas em disputa.

Mapa de localozacao das Ilhas Senkaku Imagem Edicao de arte MN
Localização das Ilhas Senkaku |  ©Mundo-Nipo

Do Mundo-Nipo (MN)

Ícone de atualização 01 Atualizado em 28/11/2020.

Total
0
Shares
Previous Article
Foto farol de carro Foto Stockvault

Emprego no Japão: vagas em fábrica de autopeças em Shizuoka

Next Article
Ministro chinês Wang Yi (E) e o homólogo japonês Toshimitsu Motegi (D) em coletiva de imprensa em Tóquio em 24/11/2020 | Foto: Pool/Kyodo

Japão e China concordam em promover comércio multilateral

Related Posts