Premiê japonesa prioriza agenda econômica e descarta dissolver Câmara Baixa

Sanae Takaichi afirmou que não planeja dissolver a Câmara dos Representantes, garantindo que suas prioridades atuais são as políticas internas, como a implementação de um novo pacote econômico.
Sanae Takaichi na APEC-SUMMIT 2025 | ©Kim Hong-Ji
Sanae Takaichi | ©Kim Hong-Ji

A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, confirmou neste sábado (01) que não há planos imediatos para a dissolução da Câmara dos Representantes do Japão. A líder indicou que o governo precisa concentrar seus esforços na agenda política prioritária, que inclui, entre outras medidas, a implementação de um robusto pacote econômico.

De acordo com o jornal Yomiuri, a declaração foi feita em uma coletiva de imprensa realizada em Gyeongju, Coreia do Sul, ao final de uma intensa semana de compromissos no exterior. Takaichi, líder do Partido Liberal Democrático (PLD), fez um balanço positivo de sua estreia internacional, afirmando ter tido um “início sólido” no campo da diplomacia.

Desde a formação de seu gabinete na semana passada, a premiê japonesa participou de uma sequência de eventos e encontros de alto escalão. Sua agenda incluiu uma reunião com líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) na Malásia e um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em território japonês. Posteriormente, ela participou da cúpula de dois dias do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) na Coreia do Sul, onde realizou conversas bilaterais com o presidente sul-coreano Lee Jae Myung e com o presidente da China, Xi Jinping.

Ao destacar que essa série de viagens lançou as “bases para o avanço da diplomacia futura”, a premiê comprometeu-se a dar continuidade aos esforços para fortalecer a aliança de segurança entre o Japão e os EUA, trabalhar pela concretização de um “Indo-Pacífico livre e aberto” e construir uma relação de confiança mútua com os parceiros regionais.

No âmbito doméstico, Takaichi ressaltou que buscará o apoio de outras legendas para conseguir implementar as políticas acordadas com o seu parceiro de coalizão, o Partido da Inovação do Japão. O PLD governa em minoria e tem como meta, entre as políticas definidas com a coalizão, a redução do número de cadeiras no parlamento.

Sanae Takaichi: Primeira mulher a liderar o Japão

Sanae Takaichi é a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão e a liderar o Partido Liberal Democrático (PLD). Nascida em 7 de março de 1961, em Yamatokoriyama, na província de Nara, ela foi oficialmente confirmada no cargo pelo Parlamento em 21 de outubro de 2025, após uma coalizão parlamentar.

Politicamente, Takaichi é amplamente identificada como uma figura conservadora e de direita. Sua postura é marcada por uma ideologia nacionalista e linha dura, especialmente em questões de segurança e relações internacionais, onde defende uma postura mais firme do Japão e a revisão da Constituição para permitir forças armadas permanentes. Em economia, ela é vista como herdeira da visão de estímulos fiscais do ex-premiê Shinzo Abe.

Apesar de seu perfil rígido na política, Takaichi possui um histórico pessoal que contrasta com a formalidade japonesa tradicional. Ela é conhecida por ter tocado bateria em uma banda de heavy metal quando jovem, ser fã de corridas de cavalos (JRA) e uma ávida ouvinte de rock japonês (J-Rock), com destaque para artistas como Demon Kakka e X Japan.

Essa combinação de temperamento firme na arena política e interesses pessoais incomuns confere a Takaichi uma imagem singular no cenário japonês, onde ela terá o desafio de conciliar a agenda conservadora do PLD com a necessidade de reconquistar a confiança pública em meio a um governo minoritário.

== Mundo-Nipo (MN)

Verificado por Gemini: Esta notícia foi analisada e verificada por Gemini, uma ferramenta de inteligência artificial de ponta. Quer saber mais sobre como garantimos a precisão das informações que você lê? Acesse Gemini revisor de texto.


Descubra mais sobre Mundo-Nipo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

Veja mais dessa categoria