Atualizado em 01/12/2012 às 20:59
Do Mundo-Nipo
O Japão vai trabalhar com outros países para persuadir a Coréia do Norte a não realizar o seu planejado lançamento de foguete, enquanto se prepara para uma eventual intercepção de um míssil em direção ao território japonês, informou a Rede NHK World neste sábado.
O primeiro-ministro Yoshihiko Noda se reuniu na tarde de sábado (hora local) com o ministro das Relações Exteriores, Koichiro Gemba, o ministro da Defesa, Satoshi Morimoto e outros ministros, para discutir o lançamento do foguete que a Coreia do Norte planeja fazer entre os dias 10 e 22 de dezembro.
Noda ordenou aos ministros para recolherem todas as informações possíveis e preparar o país para um eventual ataque. Ele também pediu aos ministros para cooperarem com os Estados Unidos, China e outros países em pressionar a Coreia do Norte para anular o lançamento.
Segundo a NHK World News, o premiê japonês declarou que o lançamento planejado de um míssil, que a Coreia do Norte chama de um foguete para transporte de satélite, irá violar as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e a Declaração presidencial.
Na tarde de sábado (hora local), o ministro Satoshi Morimoto emitiu uma ordem ao seu ministério e as Forças de Auto Defesa para tomarem todas as medidas necessárias, incluindo a instalação de mísseis interceptores.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.