Bolsonaro vence no Japão, mas Lula tem vantagem na China e Oceania

Divulgação extraoficial mostra que Lula tem vantagem na China, Singapura, Nova Zelândia e Austrália, enquanto Bolsonaro tem ampla maioria no Japão.
Urna eletrônica brasileira | ©Depositphotos
Urna eletrônica brasileira | ©Depositphotos

As eleições de 2022 já começaram para os brasileiros que residem no exterior, especialmente do outro lado do mundo. Segundo divulgação extraoficial, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou vantagem nas duas principais cidades chinesas, Pequim e Xangai, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu na capital japonesa, Tóquio, e em várias outras prefeituras do arquipélago japonês, informou hoje (2) o Money Times.

Já na Oceania, o petista também aparece na frente na cidade de Wellington, na Nova Zelândia, e também na capital da Austrália, Canberra. No Sudeste asiático, o ex-presidente que tenta um inédito terceiro mandato também conquistou mais votos em Singapura, além de em outros países do sudeste asiático.

As eleições no Japão foram iniciadas às 20h do sábado (1) e seguiram até 5h de domingo (2), no horário oficial do Brasil e, de acordo com a Justiça Eleitoral, são mais de 76.570 cidadãos do Brasil aptos a votar no arquipélago japonês.

Entenda como funciona o voto dos brasileiros no exterior

Nesses países, a votação das eleição presidencial aconteceu no mesmo horário previsto para o Brasil, das 8h às 17h, porém no fuso local. Com isso, é possível saber os resultados em cada seção eleitoral a partir dos boletins de urnas, fixados nos respectivos consulados e embaixadas para consulta pública, assim como acontece nos colégios eleitorais brasileiros.

Contudo, o resultado não é oficial porque a totalização e apuração dos votos ainda não começaram. A totalização começa só alguns minutos após e é preciso seguir alguns protocolos de segurança do sistema. Feito isso, os números passam a ser confirmados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que agora é presidido pelo ministro Alexandre de Moraes desde 16 de agosto.

== Mundo-Nipo (MN)
Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Conceito de tecnologia digital | ©Depositphotos

Japão sofre queda no ranking global de competitividade digital

Next Article
Fake News | ©Depositphotos

É FAKE que urnas substituídas no Japão só mostravam o número 13

Related Posts