Do Mundo-Nipo
O governo dos Estados Unidos recebeu de bom grado a revisão das diretrizes para a exportação de armas do Japão. Segundo a emissora pública ‘NHK’, Marie Harf, vice-porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, disse, na quarta-feira (2), que “a revisão da política de exportação de equipamentos de defesa amplia oportunidades e simplifica os processos para cooperação [no setor de defesa] com os Estados Unidos e outras nações parceiras”.
Segundo a emissora, Harf destacou que a revisão vai permitir ao Japão modernizar sua indústria de armas, podendo assim participar do mercado global de aquisição no século 21.
Preocupações expressadas por China e Coreia do Sul quanto à abertura do Japão para armamentos bélicos não foram consideradas como muito relevantes para a porta-voz que, por sua vez, destacou a transparência do Japão nas discussões sobre todas as questões relacionadas à defesa, tanto publicamente como com os Estados Unidos, destacou a NHK.
O governo japonês havia aprovado na terça-feira as novas diretrizes de exportação que substituem a política que vigorava a várias décadas proibindo a exportação de armas. De acordo com as novas regras, a transferência de equipamento de defesa ao exterior passa a ser permitida sob-rígido controle, baseado em três novas diretrizes.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.