Premiê do Japão anuncia que renunciará ao cargo

A taxa de aprovação de Suga está muito baixa. Ele vem sofrendo duras críticas pela forma como conduz o combate a pandemia.
Yoshihide Suga faz reverrncia apos seu anuncio de que nao buscara a reeleicao Foto Getty 03092021 900x600 1
©Getty

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, anunciou nesta sexta-feira sua intenção de renunciar ao cargo, já que as crescentes críticas públicas sobre sua resposta à pandemia de Covid-19 e a realização das Olimpíadas, bem como as crescentes dúvidas entre os legisladores do Partido Liberal Democrático (PLD) sobre sua liderança diminuíram suas chances de ganhar um segundo mandato, informou a Kyodo News.

Com a decisão de Suga em não concorrer nas eleições presidenciais do PLD em 29 de setembro, alguns legisladores de alto escalão do partido governista, tais como  Fumio Kishida (ex-ministro das Relações Exteriores), Taro Kono (ministro da Vacinação de Covid-19) e Sanae Takaichi (ex-ministra de Assuntos Internos, indicaram intenção de d concorrer ao cargo. A campanha começará em 17 de setembro.

A decisão de Suga, de 72 anos, ocorre no momento em que os legisladores do PLD aumentam as críticas contra sua manobra tática para permanecer no cargo, incluindo a sugestão de demitir Toshihiro Nikai, secretário-geral do partido que o ajudou a garantir o cargo de Suga no ano passado, bem como planos incompletos de convocar uma eleição geral e reorganizar os executivos do partido e o Gabinete.

Yoshihide Suga em setembro de 2021 Foto Kyodo 03092021 02
Yoshihide Suga m 14 de setembro de 2020, quando assumiu a presidência do Partido Liberal Democrata | Foto: Reprodução/Kyodo

A corrida à liderança do Partido Liberal Democrático é fundamental, uma vez que o presidente torna-se efetivamente o primeiro-ministro do Japão, já que o partido controla a Câmara dos Representantes, a poderosa Câmara Baixa do Parlamento.

“Decidi me concentrar nas medidas do coronavírus”, disse Suga a repórteres, segundo a Kyodo.

O desenvolvimento ocorreu pouco menos de um ano depois que Suga assumiu o cargo, logo após a saída abrupta de seu antecessor, Shinzo Abe, por motivos de saúde.

Suga disse em uma reunião extraordinária de executivos do PLD, nesta sexta-feira, que cumprirá seu mandato como presidente do partido governista até 30 de setembro.

Suga será o sétimo a entrar em uma lista de primeiros-ministros japoneses, desde o início dos anos 2000, que renunciaram após cerca de um ano no cargo. Mesmo o primeiro mandato de Abe, o líder mais antigo do país, com um total de 3.188 dias no poder, durou apenas um ano entre 2006 e 2007.

Após uma série de derrotas de legisladores do PLD e seus aliados nas eleições – incluindo a eleição para prefeito de Yokohama no mês passado – que destacaram o descontentamento do público com o governo, Suga tem estado cada vez mais sob escrutínio por sua capacidade de liderar o partido e garantir a maioria dos assentos na Câmara após as eleições.

A disputa do PLD, que decidirá o sucessor de Suga, vem antes de uma eleição geral que deve ser realizada no outono, já que o mandato dos membros da Câmara Baixa termina em 21 de outubro.

Reação do mercado financeiro

“Por enquanto, o mercado reagiu positivamente em meio a grandes expectativas por novas contramedidas Covid-19 e políticas econômicas sob um governo diferente, embora o próximo líder do PLD ainda não tenha sido determinado”, disse Masahiro Yamaguchi, chefe de pesquisa de investimentos do SMBC Trust Bank.

A notícia aumentou as esperanças de novas políticas para combater a crise, já que as medidas atuais sob o governo de Suga parecem enfrentar um impasse, disse Yamaguchi.

Corrida à presidência do PLD

O secretário-geral do partido, Nikai, disse que Suga não nomeou um sucessor, portanto, a corrida pela liderança será realizada conforme programado.

Kishida disse que sua intenção de correr ao cargo permaneceu “inalterada” após o anúncio de Suga, enquanto Takaichi disse que “lutará até o fim” pela liderança do PLD.

Enquanto isso, Kono, que já ocupou o cargo de ex-ministro da Defesa (2019-2021), disse que está disposto a concorrer às eleições presidenciais do PLD e planeja anunciar sua candidatura no início da semana que vem, segundo informou a Kyodo uma fonte próxima a Kono, que está na lista de “possíveis futuros primeiros-ministros” nas pesquisas de opinião da mídia.

Outros possíveis candidatos incluem Shigeru Ishiba, ex-ministro da Defesa que também tem uma alta classificação entre os candidatos a primeiro-ministro, Seiko Noda, secretário-geral executivo interino do PLD, e Hakubun Shimomura, presidente do Conselho de Pesquisa de Políticas do PLD.

Queda no índice de aprovação

Suga já havia anunciado sua candidatura a um segundo mandato, mas desistiu do plano em meio à queda do apoio dentro do partido e dos eleitores japoneses, conforme noticiou a Kyodo.

Os índices de aprovação do governo estão em seus níveis mais baixos. Segundo uma pesquisa da Kyodo elaborada em agosto, a taxa de aprovação caiu para 31%, índice mais baixo desde que ele assumiu o cargo em 16 de setembro de 2020.

A queda ocorre, em grande parte, em razão da forma como o governo de Suga enfrentou a pandemia. O Japão começou lenta e tardiamente a sua campanha de vacinação e agora enfrenta uma quinta onda de infecções que vem se agravando rapidamente, enquanto grande parte da população japonesa acredita que os Jogos Olímpicos potencializou a pandemia.

Várias pesquisas feitas tanto em 2020 como neste ano mostraram que a maioria dos japoneses era contra a realização das Olimpíadas, mas Suga manteve-se firme em realizar os Jogos em Tóquio na data programada para este ano, o que potencializou a queda na aprovação de seu governo.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Toyota Depositphotos 171307918 xl

Toyota vai expandir produção em SP e gerar 850 novos empregos

Next Article
Passaporte DIgital de vacinacao contra Covid 19 Foto Depositphotos 476350900 xl 2015 900x550 02

Japão começará a emitir passaporte digital de vacina em dezembro

Related Posts