Japão e Coreia do Sul discutirão questões de defesa pela 1ª vez em quase 3 anos

Uma reunião com autoridades do Departamento de Defesa de ambos os países está marcada para acontecer amanhã em Seul.

Do Mundo-Nipo

Autoridades dos Departamentos de Defesa do Japão e da Coreia do Sul vão realizar uma reunião pela primeira vez em cerca de dois anos e meio. De acordo com a emissora pública “NHK”, a reunião está marcada para acontecer na capital sul-coreana Seul, na quarta-feira (5).

Segundo informou a emissora, o encontro tem como principal finalidade discutir questões regionais, tais como o programa nuclear e o desenvolvimento de mísseis por parte da Coreia do Norte, além do crescimento marítmo da China na região.

Há ainda questões envolvendo uma série de projetos de lei sobre segurança que se encontra atualmente em discussão no Parlamento Japonês. Devido a isso, as autoridades japonesas planejam obter a compreensão da Coreia do Sul. Segundo a NHK, “a intenção do lado japonês é explicar que a legislação proposta tem como objetivo proteger não só Japão, mas também seus aliados.”

A pauta da reunião inclui ainda discutir sobre um tratado de compartilhamento de informações de segurança que incluem segredos militares. As duas nações desistiram de firmar o tratado em 2012 por conta da oposição pública na Coreia do Sul, reflexo das tensas relações entre os dois países sobre questões territoriais e históricas.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar fecha em alta de quase 1% sobre o real com preocupações políticas

Next Article

Base monetária do Japão bate recorde pelo 12º mês seguido

Related Posts