Do Mundo-Nipo
O Japão condenou a China nesta terça-feira pela invasão de dois navios chineses de vigilância marítima em águas territoriais japonesas, perto das ilhas Senkaku/Diaoyu, no Mar da China Oriental, que permaneceram no local por mais de 14 horas na segunda-feira (04).
“É extremamente lamentável e totalmente inaceitável que os navios tenham permanecido em águas japonesas por um longo período de tempo”, disse em conferência de imprensa o chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, conforme informações da agência Kyodo.
O vice-chanceler japonês, Akitaka Saiki, apresentou um protesto ao embaixador chinês para o Japão, Cheng Yonghua, afirmando que as invasões fogem “totalmente contra” a expectativa de que as relações bilaterais tenham melhorado.
Ainda hoje o Ministério japonês da Defesa divulgou que na semana passada um navio chinês apontou um radar, utilizado usado para guiar mísseis, contra uma embarcação militar japonesa.
As relações diplomáticas entre China e Japão estão cada vez mais tensas. Atividades marítimas e aéreas por parte do governo chinês perto das ilhas disputadas têm sido cada vez mais frequentes.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.