Do Mundo-Nipo
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que seu governo está determinando sua política internacional estrategicamente voltada à crise na Ucrânia. Segundo a emissora pública ‘NHK’, o governo está preocupado com seus laços entre parceiros internacionais, e uma reformulação com base na crise em questão ajudará “proteger e melhorar essas relações”.
Abe falou diante do comitê de orçamento do Parlamento japonês, nesta quarta-feira (5). Segundo ele, o Conselho de Segurança Nacional está analisando os laços do Japão com os Estados Unidos, União Europeia, Rússia e a comunidade internacional, antes de determinar a política do país sobre a crise na Ucrânia, da qual o governo vai monitorar de perto a situação para responder de maneira apropriada.
Shinzo Abe disse ainda que planeja enviar um representante de seu governo à cerimônia de abertura da Paraolimpíada de Inverno de Sochi, na Rússia, nesta semana, com base em sua crença de que, de maneira geral, a política não deve se misturar com eventos esportivos internacionais.
Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Fumio Kishida, afirmou que o Japão deveria monitorar de perto como a União Europeia e os demais países estão coordenando as suas posições no tocante a crise, e afirmou que as relações do governo japonês com a Rússia permanecem inalteradas até o presente momento.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.