Atualizado em 07/02/2023
O Japão está investigando se há ligações entre um suposto balão espião chinês, que os militares dos EUA derrubaram no último sábado, e relatos de um objeto voador “semelhante” avistado em duas províncias de Tohoku, região nordeste do país, há alguns anos, disse um porta-voz do governo nesta segunda-feira (6).
De acordo com a agência Kyodo, o vice-secretário chefe do Gabinete, Yoshihiko Isozaki, disse em entrevista coletiva que o governo confirmou que o objeto voador foi observado em 2020 e 2021 nas prefeituras de Miyagi e Aomori, respectivamente, acrescentando que continuará buscando estabelecer os fatos em torno do incidente.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse em entrevista coletiva nesta segunda-feira (6) que não sabia do objeto voador visto no Japão.
Isozaki disse que um balão ou qualquer outro objeto aéreo voando no território do Japão sem permissão geralmente seria reconhecido como uma violação do espaço aéreo nacional do país, levando a Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF, na sigla em inglês) a tomar as medidas necessárias, incluindo o envio de caças a jato para interceptação.
Enquanto isso, Isozaki se recusou a comentar exatamente quais medidas foram tomadas na época pela JASDF ao lidar com o objeto voador avistado em Tohoku.
Quando um objeto branco semelhante a um balão foi observado por residentes de Miyagi e das prefeituras vizinhas de Fukushima, em junho de 2020, as autoridades locais enviaram um helicóptero para investigar, mas não conseguiram identificá-lo ou determinar sua origem.
Houve uma especulação significativa na mídia, com histórias sobre ele se tornando virais, já que muitos expressaram curiosidade e empolgação no Twitter.
O objeto voltou a ficar sob os holofotes depois que um balão chinês foi detectado sobrevoando o território continental dos Estados Unidos na semana passada, levando o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a adiar sua visita a Pequim.
Embora o governo chinês tenha alegado que o balão estava sendo usado para fins de pesquisa “civis” e acidentalmente desviado de sua rota pretendida, os militares dos EUA o derrubaram na costa da Carolina do Sul no último sábado (4), o que causou protestos do governo Chinês.
== Mundo-Nipo (MN)