Do Mundo-Nipo
Os Estados Unidos vão adicionar mais dois navios destróieres Aegis às Forças de Autodefesa Marítima do Japão antes de 2017, disseram neste domingo (6) o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, e o ministro da Defesa Japonesa, Itsunori Onodera, após reunião, em Tóquio. Segundo eles, os destroieres irão ajudar o Japão a lidar melhor com mísseis “provocadores” da Coreia do Norte.
A região está em alerta contra o desenvolvimento de armamentos nucleares da Coréia do Norte, principalmente no que diz respeito a mísseis que Pyongyang tem lançado como desafio à pressão internacional.
“Em resposta às ações de provocação e desestabilização de Pyongyang, posso anunciar que os Estados Unidos estão planejando desdobrar no Japão dois navios destróieres com sistema antimísseis Aegis”, explicou Hagel em entrevista coletiva junto a Onodera.
Hagel disse ainda que se opõem à ação unilateral da China de mudar o status quo no Mar da China Oriental, afirmando que Washington leva “seriamente” o Tratado de Segurança EUA-Japão, na qual os “Estados Unidos comprometeram-se a defender o arquipélago japonês de toda e qualquer ameaça militar externa”.
Após o desdobramento, o número total de destróieres norte-americanos no Japão −−equipados com sistema antimísseis Aegis−− aumentará para sete.
(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.