Japão e Alemanha planejam exercício militar conjunto

Exercício conjunto inédito entre os dois países visa fortalecer a cooperação militar e “manter a ordem internacional baseada em regras”.
Soldados das Forças de Autodefesa do Japão em exercício militar | Reprodução / ©BBC
Reprodução / ©BBC

O Japão e a Alemanha estão explorando a possibilidade de realizar seu primeiro exercício conjunto das forças terrestres. O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, anunciou em uma entrevista à Kyodo News que as duas nações estão planejando realizar o treinamento militar já no próximo ano.

O contexto geopolítico desempenha um papel importante nessa colaboração. Com o crescimento militar da China no Indo-Pacífico e as tensões em torno das reivindicações territoriais no Mar do Sul da China, o exercício conjunto visa fortalecer a cooperação militar entre Japão e Alemanha. Pistorius enfatizou a importância de “manter a ordem internacional baseada em regras” e expressou otimismo em relação à parceria.

Embora os detalhes ainda não estejam finalizados, espera-se que o treinamento envolva simulações de cenários de combate, exercícios táticos e intercâmbio de conhecimentos entre as forças terrestres dos dois países. A Alemanha, que reduziu seus gastos militares após a Guerra Fria, está reconstruindo suas forças armadas após a invasão russa à Ucrânia em 2022.

“Nossos especialistas militares nos dizem que, teoricamente, a Rússia seria capaz de atacar o território da OTAN em cinco a oito anos. Independentemente de Moscou correr esse risco ou não, devemos estar preparados para qualquer coisa”, disse Pistorius, enfatizando que o objetivo do país é a dissuasão.

Por sua vez, a colaboração entre Japão e Alemanha não se limita apenas ao exercício conjunto. Oficiais do exército alemão já visitaram o Japão para coordenar sua participação nos exercícios da Força de Autodefesa Terrestre do Japão (GSDF). O acordo de aquisição e serviço cruzado (ACSA) simplifica o compartilhamento de alimentos, combustível e munição entre as forças dos dois países.

A fragata alemã está programada para fazer uma escala no Japão em agosto, enquanto os caças alemães participarão de um exercício com a Força de Autodefesa Aérea do Japão em julho.

Segundo Pistorius, essa parceria estratégica visa aprimorar a interoperabilidade e a capacidade de resposta conjunta em situações de crise.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
JonBet em Destaque | Imagem Edição MN

Jonbet no setor de Cassinos Online

Next Article
Recepcionistas em hotel no Japão | ©Depositphotos

PMI de serviços do Japão atinge maior nível em oito meses

Related Posts