Japão e China se preparam para o primeiro encontro de líderes desde 2012

Espera-se que o premiê japonês desembarque na capital chinesa neste domingo.

Do Mundo-Nipo

Japão e China concordaram nesta sexta-feira (7) estabelecer um mecanismo de crise e realizar conversas para evitar que uma disputa sobre um grupo de ilhas desabitas saia do controle, em um aparente avanço nos laços entre os dois países.

“As duas nações vão gradualmente retomar o diálogo político, diplomático e de segurança”, disse o Ministério de Relações Exteriores da China em um comunicado após reunião entre o principal diplomata chinês, Yang Jiechi, e Shotaro Yachi, conselheiro de segurança nacional do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, de acordo com a Agência Reuters.

A notícia foi confirma pela emissora pública NHK, afirmando que os dois governos concordaram em iniciar preparativos específicos para a reunião, que ocorrerá paralelamente a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês), na semana que vem. “Espera-se que Abe desembarque na capital chinesa no domingo (9)”, conforme noticiou a TV estatal japonesa, sinalizando que um encontro entre os dois líderes seria o primeiro desde maio de 2012.

China e Japão reconheceram que “posições diferentes existem entre eles”, sobre as tensões por causa das ilhas do Mar do Leste da China, conhecidas como Senkaku no Japão e Diaoyu na China.

De acordo com a Reuters, o diplomata chinês disse em um comunicado que Japão deve se posicionar e lidar com questões sensíveis, tais como a história na guerra e a questão sobre as ilhas. Mediante a isso, uma reunião bilateral entre Abe e o presidente chinês, Xi Jinping, sinalizaria uma melhora nas relações entre a segunda e a terceira maiores economias do mundo.

Os laços entre os dois países vizinhos foram estremecidos nos últimos dois anos por causa da disputa territorial, de uma rivalidade regional e de um legado amargo da ocupação em tempo de guerra na China pelo Japão.

Abe não teve uma conversa significativa com Xi desde que o líder japonês assumiu o cargo em dezembro de 2012, embora eles tenham trocado cumprimentos na cúpula do G20 na Rússia em setembro de 2013.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japoneses desenvolvem método que deixa tecidos do corpo transparentes

Next Article

ONU e EUA saúdam doação de US$ 100 milhões do Japão para combater o Ebola

Related Posts