Do Mundo-Nipo
O chanceler chinês Wang Yi declarou neste sábado em entrevista de imprensa que a China não vai firmar qualquer compromisso sobre questões territoriais e históricas, uma vez que não existe perspectiva à vista para neutralização das tensões entre Tóquio e Pequim.
“Nas duas questões de princípio, história e território, não há espaço para um compromisso”, disse Wang em entrevista coletiva em Pequim.
“Se algumas pessoas no Japão ainda insistem em derrubar o veredicto de sua agressão passada, eu não acredito que a comunidade internacional e todos os povos amantes da paz em todo o mundo nunca irão tolerar isso”, disse Wang referindo-se ao nacionalismo de alguns políticos que não aceitam a história relacionada ao Massacre de Nankin.
Ele criticou o premiê japonês, Shinzo Abe, por não respeitar o consenso de que os dois países tinham chegado no momento das normalizações das relações diplomáticas, em 1972, com base na premissa de “manipular corretamente a história”.
(Do Mundo-Nipo com informações da Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.