Chanceler chinês não se compromete sobre questões diplomáticas com Japão

O chanceler chinês Wang Yi declarou neste sábado em entrevista de imprensa que a China não vai firmar qualquer…

Do Mundo-Nipo

Wang Yi, chanceler chinês (Foto: Kyodo)
Wang Yi, chanceler chinês (Foto: Kyodo)

O chanceler chinês Wang Yi declarou neste sábado em entrevista de imprensa que a China não vai firmar qualquer compromisso sobre questões territoriais e históricas, uma vez que não existe perspectiva à vista para neutralização das tensões entre Tóquio e Pequim.

“Nas duas questões de princípio, história e território, não há espaço para um compromisso”, disse Wang em entrevista coletiva em Pequim.

“Se algumas pessoas no Japão ainda insistem em derrubar o veredicto de sua agressão passada, eu não acredito que a comunidade internacional e todos os povos amantes da paz em todo o mundo nunca irão tolerar isso”, disse Wang referindo-se ao nacionalismo de alguns políticos que não aceitam a história relacionada ao Massacre de Nankin.

Ele criticou o premiê japonês, Shinzo Abe, por não respeitar o consenso de que os dois países tinham chegado no momento das normalizações das relações diplomáticas, em 1972, com base na premissa de “manipular corretamente a história”.

(Do Mundo-Nipo com informações da Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Mais de 70% dos que deixaram Fukushima não querem retornar, diz pesquisa

Next Article

Crianças do Brasil oferecem desenhos com mensagens para as crianças no Japão

Related Posts