Do Mundo-Nipo
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, visitou neste sábado (08) a província de Fukushima, três dias antes do terceiro aniversário do grande terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do país e ocasionaram a crise nuclear em Fukushima.
Abe visitou a cidade de Tamura, reunindo-se com moradores do distrito de Miyakoji, que serão autorizados a regressar às suas casas no dia 1º de abril, quando a ordem de evacuação será cancelada, a primeira vez que isso ocorrerá desde a eclosão da crise nuclear.
Abe pediu para moradores para expressarem seus pensamentos. Um deles disse que quer que o governo considere a construção de playgrounds para as crianças, já escolas irão reabrir. Ele disse que acha que o retorno de muitas crianças vão ajudar a conduzir a recuperação da cidade.
Abe também visitou um centro de turismo e produtos locais na cidade de Iwaki, onde provou peixes e lulas que foram capturados como parte de um programa de teste que está sendo realizado para verificar os níveis de radiação em produtos do mar.
O premiê se comprometeu a fazer o seu melhor para apaziguar as preocupações sobre a contaminação radioativa de alimentos da província.
(Do Mundo-Nipo com informações da agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.