Coreia do Norte dispara dois mísseis no Mar do Japão

É a quarta ação deste tipo que Pyongyang realiza em menos de duas semanas.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira (data local) dois mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão, no que representa a quarta ação deste tipo que Pyongyang realiza em menos de duas semanas, informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

O regime de Kim Jong-un fez o lançamento de uma base na região de Hwanghae, no sudoeste do país. Os dois projéteis, que parecem ser versões de mísseis com tecnologia Scud (de origem soviética), percorreram uma categoria de 500 quilômetros até cair em águas internacionais.

Um dos mísseis foi lançado por volta das 04h00 de quarta-feira (16h00 de terça-feira pelo horário de Brasília), enquanto o segundo partiu cerca de 20 minutos depois, segundo informou um porta-voz de Defesa em Seul.

O governo japonês informou que o primeiro-ministro Shinzo Abe, que está na Oceania em uma visita oficial a três nações da região, instruiu os escritórios governamentais para coletar e analisar informações em coordenação com os Estados Unidos e Coreia do Sul. Abe pediu ainda que todas as informações relevantes sejam fornecidas em tempo hábil ao público.

Os lançamentos acontecem dois dias após o regime de Kim Jong-un defender os recentes disparos de projéteis realizados de sua costa no Mar do Japão.

De acordo com o texto de um editorial do Rodong, jornal do Partido dos Trabalhadores, Pyongyang afirmou que os exercícios fazem parte de seus “direitos soberanos e autônomos”.

Desde o dia 26 de junho Pyongyang vem realizando testes com vários projéteis de curto alcance em direção ao Mar do Japão. Os lançamentos acontecem após meses de relativa calma na península coreana.

 

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio abre em baixa de 0,83%

Next Article

Bolsa de Tóquio fecha em leve queda de 0,08%

Related Posts