Um submarino da Força de Autodefesa Marítima do Japão colidiu na segunda-feira com um navio comercial no Oceano Pacífico, próximo à ilha de Shikoku, na costa sudeste do Japão, disseram autoridades governamentais, acrescentando que três tripulantes do submarino ficaram levemente feridos, mas nenhum dano maior foi relatado.
Segundo informou a Kyodo News, o Souryu, submarino com 84 metros de comprimento, raspou o casco do cargueiro enquanto ele voltava à superfície, disse o Ministério da Defesa, acrescentando que o mastro da antena do submarino e outras partes superiores foram levemente danificadas, mas ainda assim foi capaz de continuar navegando.
O porta-voz do governo, Katsunobu Kato, disse em entrevista coletiva que o navio envolvido na colisão, quando contatado pela Guarda Costeira do Japão, relatou que nenhum impacto foi sentido e não parece ter sofrido avarias.
O navio envolvido é o Ocean Artemis, um cargueiro com bandeira de Hong Kong, segundo a Kyodo News, citando fontes ligadas ao incidente.
A colisão ocorreu por volta das 10h55 de segunda-feira (22h55 de domingo em Brasília), na costa do Cabo Ashizuri, na província de Kochi. O ministro da Defesa, Nobuo Kishi, disse que o submarino, que estava em treinamento de rotina, avistou o navio comercial pelo periscópio enquanto ele subia, mas não conseguiu evitá-lo a tempo.
Como o equipamento de comunicação do submarino foi danificado no acidente, o relato do incidente só foi possível por meio de celular, por volta das 14h20 locais.
A Guarda Costeira do Japão disse que abrirá uma investigação, já que o incidente pode colocar o tráfego em risco devido à negligência, enquanto o Conselho de Segurança de Transporte do Japão informou que lançou sua própria investigação.
O Souryu é um submarino diesel-elétrico, com um deslocamento padrão de 2.950 toneladas e comporta tripulação de até 65 pessoas. Ele entrou em operação em 2009 como o primeiro de sua classe.
== Mundo-Nipo (MN)