Japão envia caças para monitorar aviões chineses próximos a espaço aéreo japonês

Um porta-voz do Ministério da Defesa disse que três aviões chineses sobrevoaram entre várias ilhas do sul do Japão.

Do Mundo-Nipo

O Ministério da Defesa do Japão enviou neste domingo (9) vários aviões de caça para monitorar aviões militares da China sobrevoando próximos ao espaço aéreo japonês, informou o jornal japonês Mainichi.

Neste domingo, um porta-voz do ministério disse que três aeronaves chinesas sobrevoaram o Mar da China Oriental entre várias ilhas do sul do Japão antes de partirem para o Oceano Pacífico e voltar para a China.

As três aeronaves citadas pelo porta-voz tratava-se de um avião de transporte chinês Y-8 e dois bombardeiros H-6. “Eles sobrevoaram águas internacionais e não houve violação de nosso espaço aéreo”, disse ele.

Japão e China têm estado em acirrada disputa territoriais. Ambos os países reivindicam a soberania sobre um grupo de ilhas desabitadas no Mar da China Oriental. Atualmente, as ilhas, chamadas Senkaku pelo Japão e Diaoyu pela China, são administradas pelo governo japonês.

As tensões entre os dois países têm aumentado nos últimos meses.  China tem insistentemente instando publicamente Japão a reconhecer os erros cometidos durante a Segunda Guerra Mundial, dos quais o governo japonês afirma já ter reconhecido e se desculpado em diversas ocasiões, incluindo através de documentos oficiais.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Avião da Malaysia Airlines segue desaparecido com 239 pessoas a bordo

Next Article

China registra inflação anual de 2,0% em fevereiro

Related Posts