Do Mundo-Nipo
O Japão acionou caças contra aeronaves invasoras chinesas por mais de 400 vezes durante o ano fiscal de 2013, terminado 31 de março, informou o governo, indicando que o número atingiu alta recorde pelo segundo ano consecutivo.
Caças da Força Aérea de Autodefesa Japonesa (ASDF, Air Self-Defense Force) realizaram 810 decolagens de emergência em resposta a possíveis incursões territoriais por aeronaves estrangeiras. É a primeira vez que o número superou a marca de 800 em 24 anos, de acordo com relatório anual do Ministério da Defesa, divulgado na quarta-feira (9).
Do total, 415 deles foram acionados em resposta a incursões de aviões chineses – um aumento de 110 decolagens em relação ao ano anterior. Tais respostas têm aumentado desde que o Japão nacionalizou as ilhas Senkaku no Mar da China Oriental, em setembro de 2012.
O governo diz que “as ilhas são território inerente do Japão e não há questão territorial a ser resolvida”, apesar das reivindicações por parte de China e Taiwan.
O número de aeronaves e bombardeiros chineses, sobrevoando e navegando em águas internacionais entre a ilha de Miyako à ilha principal de Okinawa tem aumentado desde o último verão.
Quanto ao número de intervenções contra aviões invasores russos, o relatório detalha que a ASDF acionou decolagens de emergências por 359 vezes durante o no ano fiscal de 2013. O número representa um aumento de mais de 100 intervenções em relação ao ano anterior.
(Do Mundo-Nipo com informações da Rede NHK e Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.