Japão registra número recorde de caças acionados contra aviões chineses em 2013

A Força Aérea de Autodefesa realizou mais de 400 decolagens de emergência em resposta a incursões territoriais por aeronaves chinesas.

Do Mundo-Nipo

O Japão acionou caças contra aeronaves invasoras chinesas por mais de 400 vezes durante o ano fiscal de 2013, terminado 31 de março, informou o governo, indicando que o número atingiu alta recorde pelo segundo ano consecutivo.

 

Caças da Força Aérea de Autodefesa do Japão (Foto: Kyodo/ASDF)
A foto mostra caças japoneses em estado de alerta para interceptação de um drone que invadiu o espaço aéreo japonês em setembro de 2013 (Foto: Kyodo/ASDF)

 

Caças da Força Aérea de Autodefesa Japonesa (ASDF, Air Self-Defense Force) realizaram 810 decolagens de emergência em resposta a possíveis incursões territoriais por aeronaves estrangeiras.  É a primeira vez que o número superou a marca de 800 em 24 anos, de acordo com relatório anual do Ministério da Defesa, divulgado na quarta-feira (9).

Do total, 415 deles foram acionados em resposta a incursões de aviões chineses – um aumento de 110 decolagens em relação ao ano anterior. Tais respostas têm aumentado desde que o Japão nacionalizou as ilhas Senkaku no Mar da China Oriental, em setembro de 2012.

O governo diz que “as ilhas são território inerente do Japão e não há questão territorial a ser resolvida”, apesar das reivindicações por parte de China e Taiwan.

O número de aeronaves e bombardeiros chineses, sobrevoando e navegando em águas internacionais entre a ilha de Miyako à ilha principal de Okinawa tem aumentado desde o último verão.

Quanto ao número de intervenções contra aviões invasores russos, o relatório detalha que a ASDF acionou decolagens de emergências por 359 vezes durante o no ano fiscal de 2013. O número representa um aumento de mais de 100 intervenções em relação ao ano anterior.

(Do Mundo-Nipo com informações da Rede NHK e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Barack Obama visitará o Japão por 3 dias em abril

Next Article

Palácio Imperial de Kyoto é aberto ao público

Related Posts