Líderes de China e Japão têm primeiro encontro em quase 3 anos

Após um “estranho aperto de mão”, Abe e Xi realizaram a primeira reunião desde que assumiram seus cargos.

Do Mundo-Nipo com Agências

Após um “estranho aperto de mão”, Abe e Xi realizaram a primeira reunião desde que assumiram seus cargos.

Foto: Pool photo/Kyodo  

Abe e Xi trocam estranho aperto de mãos (Foto: Kyodo)

 

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente chinês, Xi Jinping, realizaram um encontro formal nesta segunda-feira (10), o primeiro desde que os dois líderes assumiram seus cargos, no que reflete um marco dos esforços para melhorar os laços entre os dois países vizinhos.

O premiê japonês foi quem esperou por Xi para saudá-lo no Grande Salão do Povo, em Pequim, no que refletiu uma quebra de protocolo, pois o líder de Estado é quem espera pelo convidado, de acordo com a agência Reuters, que citou imagens televisionadas mostrando um Xi sério e rígido quando ambos deram um “estranho aperto de mão”. O líder chinês também não falou com Abe ao encontrá-lo.

Entretanto, a tão esperada reunião aconteceu após dois meses de conversas de bastidores e de um acordo fechado na semana passada entre diplomatas, que indicou a disposição de colocar a disputa territorial de lado abrir as portas para outros diálogos, como discussões econômicas que há tempos se encontram estagnadas.

Donos da segunda e terceira maiores economias do mundo, Japão e China têm trocado farpas nos últimos dois anos por conta de uma disputa territorial sobre ilhas desabitadas, da rivalidade regional e do legado do tempo da ocupação japonesa na China durante a guerra, conforme relatou a Reuters.

“Líderes (das duas nações) se reuniram e compartilharam francamente seus pontos de vista”, disse o secretário-geral do gabinete japonês, Yoshihide Suga, em Tóquio. “Eu acho que houve grande progresso para melhorar o relacionamento entre Japão e China.”

Abe e Xi concordaram em começar a trabalhar no gerenciamento de crises marítimas, a fim de evitar confrontos, em uma época em que barcos de patrulha e jatos de combate de ambos os países se rivalizam regularmente perto de disputadas ilhas no Mar do Leste da China, que são controladas pelo Japão, mas também reivindicadas por Pequim.

Especialistas disseram que ambos os lados concordaram que o congelamento nos laços diplomáticos estava prejudicando as vitais relações econômicas dos países, assim como ameaçando criar um confronto militar não intencional que poderia trazer os Estados Unidos para o jogo. O investimento direto do Japão na China caiu mais de 40% durante os primeiros nove meses do ano, de acordo com a Reuters.

“Este é um primeiro passo para melhorar as relações bilaterais, voltando para o cerne de um relacionamento mutuamente benéfico baseado em interesses estratégicos em comum”, disse Abe a repórteres após o encontro durante o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês).

Abe teve um papel central na melhoria dos laços com a China durante seu mandato de 2006-2007, mas desde que voltou ao cargo novamente em 2012, seus esforços para mudar os limites da Constituição pacifista do Japão e contestar a história de tempos de guerra com um tom menos cordial, somados à maior assertividade regional da China, aprofundaram o atrito entre os dois países.

(Com informações da Agência Reuters)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Resultados do segundo dia do Torneio de Sumô de Kyushu 2014

Next Article

Premiê japonês diz que aumento do imposto dependerá dos resultados do PIB

Related Posts