Do Mundo-Nipo
A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (12) ter realizado com sucesso o seu terceiro teste nuclear, atraindo imediatamente a condenação internacional, que se move para aplicar sanções mais rígidas, como forma de punir o país pelo seu desafio as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
“O teste foi realizado com segurança e perfeição, utilizando um dispositivo menor e sem impacto negativo sobre o ambiente”, informou a agência estatal norte-coreana KCNA.
O dispositivo utilizado, além de menor, era também mais leve e mais explosivo que o utilizado em testes anteriores.
O teste – subterrâneo e dentro do território do país – é o terceiro realizado pela Coreia do Norte.
saiba mais |
Coreia do Norte promete continuar com lançamento de mísseis de longo alcance |
Segundo a agência, o teste foi parte “de medidas práticas de oposição para defender a segurança e soberania do país”, depois que os Estados Unidos “violaram seu direito legítimo” de lançar satélites para fins pacíficos.
O presidente dos EUA, Barack Obama, classificou a ação como um “ato altamente provocativo”. O Japão, a Coreia do Sul, a ONU , a União Europeia e a Otan, também criticaram duramente o país.
Ainda nesta terça-feira, no fórum de desarmamento das Nações Unidas, a Coreia do Norte disse que jamais vai se curvar as resoluções que limitem seu programa nuclear.
“Se Seul (Coreia do Sul) realmente quer a paz e segurança da Península Coreana, ela deve pedir aos EUA para encerrar sua política hostil em relação à Coreia do Norte”, disse Jon Yong Ryong, primeiro-secretário da missão norte-coreana em Genebra. ” A Coreia do Norte nunca irá se curvar a nenhuma resolução”.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.