Coreia do Norte confirma teste nuclear e diz que “jamais irá se curvar”

A Coreia do Norte disse que jamais vai se curvar as resoluções que limitem seu programa nuclear.

Do Mundo-Nipo

Kim Jong-un (Imagem: EPA/KCNA - Reprodução MN)
Kim Jong-un (Imagem: EPA/KCNA – Reprodução MN)

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (12) ter realizado com sucesso o seu terceiro teste nuclear, atraindo imediatamente a condenação internacional, que se move para aplicar sanções mais rígidas, como forma de punir o país pelo seu desafio as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

“O teste foi realizado com segurança e perfeição, utilizando um dispositivo menor e sem impacto negativo sobre o ambiente”, informou a agência estatal norte-coreana KCNA.

O dispositivo utilizado, além de menor, era também mais leve e mais explosivo que o utilizado em testes anteriores.

O teste – subterrâneo e dentro do território do país – é o terceiro realizado pela Coreia do Norte.


saiba mais


Coreia do Norte promete continuar com lançamento de mísseis de longo alcance


Segundo a agência, o teste foi parte “de medidas práticas de oposição para defender a segurança e soberania do país”, depois que os Estados Unidos “violaram seu direito legítimo” de lançar satélites para fins pacíficos.

O presidente dos EUA, Barack Obama, classificou a ação como um “ato altamente provocativo”. O Japão, a Coreia do Sul,  a ONU , a União Europeia e a Otan, também criticaram duramente o país.

Ainda nesta terça-feira, no fórum de desarmamento das Nações Unidas, a Coreia do Norte disse que jamais vai se curvar as resoluções que limitem seu programa nuclear.

“Se Seul (Coreia do Sul) realmente quer a paz e segurança da Península Coreana, ela deve pedir aos EUA para encerrar sua política hostil em relação à Coreia do Norte”, disse  Jon Yong Ryong, primeiro-secretário da missão norte-coreana em Genebra. ” A Coreia do Norte nunca irá se curvar a nenhuma resolução”.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Coreia do Norte promete continuar com lançamento de mísseis de longo alcance

Next Article

Japão aumentará sanções contra Coreia do Norte após confirmação de teste nuclear

Related Posts