Premiê do Japão transforma mensagem de feriado em alerta para China

Abe disse que irá “proteger” os interesses do Japão.

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe em conferência (Foto: Kantei)
Premiê japonês Shinzo Abe (Foto: Kantei)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, deu um passo incomum nesta sexta-feira ao ressaltar a soberania japonesa sobre as Ilhas Senkaku, disputadas com a China, usando uma mensagem de feriado nacional para emitir uma advertência ao governo chinês.

“A paz e a prosperidade no Japão, como uma nação marítima, são baseadas em oceanos livres, abertos e pacíficos”, disse Abe em uma mensagem divulgada antes do feriado do Dia da Marinha no país na segunda-feira (15).

“Eu vou proteger os interesses (do Japão) em rotas de tráfego marítimas estáveis, águas territoriais e zonas econômicas exclusivas”, ressaltou o premiê, em aparente referência à disputa territorial pelas Ilhas Senkaku/Diaoyu no Mar da China Oriental.

As ilhas são controladas pelo Japão, mas reivindicadas pela China. Desde setembro do ano passado, quando o governo japonês comprou as ilhas de um proprietário privado, a atividade chinesa na região tem sido mais intensa.

As Ilhas Senkaku/Diaoyu tiveram sua primeira referência história feita em 1403 na China e foram consideradas parte do território chinês até a Guerra Sino-Japonesa, em 1895, quando o Tratado de Shimonoseki anexou as ilhas ao Japão. As ilhas chegaram a ficar sob o controle dos Estados Unidos, juntamente com Okinawa, após a Segunda Guerra Mundial, mas foram devolvidas ao Japão na década de 1970. Em 1971, tanto China como Taiwan declararam soberania sobre as ilhas e, desde então, segue o entrave diplomático.

A soberania das ilhas garantem uma expansão na  Zona Econômica Exclusiva, aumentando a área de exploração no leito marítimo e garantindo uma posição militar estratégica na região.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Resultados do 6º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya

Next Article

Companhia de Energia de Kyushu solicita avaliação de dois reatores nucleares

Related Posts