Do Mundo-Nipo
Três navios da Guarda Costeira da China adentraram águas territoriais do Japão nesta terça-feira (12), ao largo das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, informou a Guarda Costeira Japonesa.
A embarcações invadiram o mar ao largo de Minami-kojima, uma ilhota que faz parte do pequeno arquipélago de Senkaku. Esta inserção eleva para 19 o número de dias em que navios do governo de Pequim violaram águas japonesas, desde o início deste ano, conforme noticiou a emissora pública NHK.
Antes desta, a última invasão aconteceu na semana passada, quando navios militares chineses foram avistados nas proximidades das ilhas, na última quarta-feira, de acordo com a Agência Kyodo.
Ainda nesta terça-feira, Junichi Ihara, chefe do Escritório de Assuntos Asiáticos e da Oceania do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, enviou um protesto a Han Zhiqiang, diplomata de alto escalão da Embaixada da China em Tóquio.
Ihara transmitiu a Han por telefone que as Ilhas Senkaku são parte inerente do território japonês, e que a invasão é profundamente lamentável.
As ilhotas desabitadas são administradas pelo Japão e reivindicadas por China e Taiwan, que eles chamam de Diaoyu e Tiaoyutai, respectivamente.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.