Coreia do Norte dispara míssil e causa confusão no Japão

Moradores em Hokkaido receberam alerta de emergência para se protegerem, o que causou medo, mas logo depois se transformou em revolta. Entenda a confusão.
Disparo de míssil filmado e distribuído pela emissora norte-coreana KCNA em outubro de 2022.
©KCNA

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico nesta quinta-feira (13), causando medo e confusão na ilha de Hokkaido, no norte do Japão, depois que o sistema de alerta de emergência do governo alertou os moradores para se protegerem, informou a CNN News.

Logo depois, o medo se transformou em raiva e confusão quando a ordem de retirada foi suspensa em meio a relatos de que havia sido enviada por engano, com autoridades locais dizendo que não havia possibilidade de o míssil atingir a ilha no extremo norte do arquipélago, enquanto Tóquio posteriormente confirmou que havia caído fora do território japonês, nas águas da costa leste da península coreana.

Muitos moradores criticaram a decisão de enviar o alerta.

“Qual é a utilidade do Alerta J, que avisa sobre a queda de um míssil, quando você não sabe onde ele vai cair?” perguntou um usuário do Twitter. “No final, isso não serve para outro propósito senão incutir no povo japonês a sensação de que o Japão está sendo atacado e assustá-los”, completou.

Outro usuário do Twitter disse que, mesmo que o alerta fosse justificado, haveria muito pouco tempo para encontrar abrigo.

O secretário-chefe do gabinete do Japão, Hirokazu Matsuno, defendeu a resposta do governo em uma coletiva de imprensa em Tóquio nesta quinta-feira, mas admitiu que “não corrigimos as informações emitidas pelo Alerta J”.

Ele disse que o alerta era “apropriado”, dadas as informações limitadas disponíveis na época, e disse que o governo atualizou o alerta assim que foi determinado que o míssil não cairia perto de Hokkaido.

Esta não é a primeira vez que há problemas com os chamados “J-Alerts”. Em outubro passado, o Japão se desculpou pelo mau funcionamento do sistema de alerta precoce, quando residentes em nove cidades e vilas da ilha de Tóquio receberam alerta por engano.

Na ocasião, a Coreia do Norte havia disparado um míssil balístico, mas não passou por cima das comunidades que receberam os alertas.

Disparo norte-coreano de míssil hoje 

O alarme mais recente ocorreu depois que a Coreia do Norte disparou o que parecia ser um míssil balístico de médio ou longo alcance de uma área perto de Pyongyang, por volta das 7h23, horário local (19h23 de quarta-feira no Brasil), de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

Os militares sul-coreanos acreditam que Pyongyang estava testando um novo míssil balístico, que exibiu em um desfile militar, de acordo com um oficial militar, segundo a CNN.

Esse míssil pode ser movido a combustível sólido, um tipo de míssil que pode ser lançado mais rapidamente e movimentado com mais facilidade do que os mísseis de longo alcance movidos a líquido que a Coreia do Norte testou no passado.

O funcionário sul-coreano acrescentou que existe a possibilidade de que a Coreia do Norte esteja testando uma parte de um satélite de reconhecimento, como um sensor.

A Coreia do Norte disse no ano passado que terminaria os preparativos para lançar um satélite de reconhecimento militar até este mês.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que o míssil foi lançado em uma trajetória elevada, voando cerca de 1.000 quilômetros.

Enquanto isso, o ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, disse que o míssil pode ter sido um tipo de míssil balístico intercontinental (ICBM), o mais longo alcance dos mísseis balísticos da Coreia do Norte, mas que as autoridades japonesas continuam analisando os detalhes.

Hamada acrescentou que o míssil caiu em águas fora da zona econômica exclusiva do Japão (ZEE).

O secretário-chefe do gabinete, Matsuno, chamou o lançamento de “um ato ultrajante que aumenta as provocações contra toda a comunidade internacional”.

“A série de ações da Coreia do Norte, incluindo seus repetidos lançamentos de mísseis balísticos, é uma ameaça ao Japão, à região e ao mundo”, disse Matsuno.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul chamou o lançamento de um “ato significativo de provocação” e instou Pyongyang a parar imediatamente, reiterando que os lançamentos de mísseis balísticos violam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O lançamento desta quinta-feira marcou o 12º dia deste ano em que a Coreia do Norte disparou pelo menos um míssil.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Banco do Japão em Tóquio | ©Reprodução/iStock

BC do Japão mantém política monetária visando inflação sustentável

Next Article
Jogo de poker | Foto Reprodução do mangá Poker King

Entenda a relação entre poker, anime e mangá

Related Posts