Do Mundo-Nipo
Documentos relacionados ao “Massacre de Nanjing” estão sendo encaminhados para uma lista da UNESCO por autoridades da cidade chinesa, informou nesta quinta-feira mídia estatal da China após o Japão insistir que cartas de despedidas dos piloros kamikazes fossem incluídas.
Esta é a terceira vez que Nanking apresenta documentos para inclusão Registro de Memória Mundial da UNESCO, que também inclui itens como o diário de Anne Frank e a Magna Carta da Inglaterra.
Os documentos sobre as atrocidades cometidas por soldados japoneses em Nanjing, onde forças do Exército Imperial Japonês iniciaram uma onda de seis semanas de estupro, abates e destruição em dezembro de 1937. As estimativas são de 300 mil pessoas mortas durante o massacre.
Os arquivos também incluiu relatos de “mulheres de conforto”, forçadas à escravidão sexual por tropas japonesas.
As relações entre e Japão e China são tensas até hoje por sua história manchada. As relações diplomáticas entre os dois países piorou com a disputa pelas Ilhas Senkaku, que são controladas pelo governo japonês.
As informações são da agência AFP.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.