Do Mundo-Nipo com Agência Reuters
As eleições parlamentares japonesas neste domingo apontam uma vitória expressiva da coalizão liderada pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, numa eleição considerada “um referendo sobre sua receita para reviver a terceira maior economia do planeta”.
Segundo as projeções, a coalizão formada pelo Partido Liberal Democrata (PLD), de Abe, e o Komeito, conseguirá 317 das 475 cadeiras do Câmara, mantendo, com certa tranquilidade, sua maioria absoluta no Parlamento.
O primeiro-ministro convocou as eleições com dois anos de antecedência para garantir mais quatro anos numa tentativa de fortalecer sua estratégia de relaxamento da política monetária, estímulo fiscal e reformas estruturais. Especialistas afirmam que o primeiro-ministro também usará a grande vitória para revisar a Constituição japonesa para expandir limites das ações militares nacionais.
A participação do eleitorado foi a menor desde o fim da Segunda Guerra Mundial, superando a eleição de 2002 que levou Abe ao poder.
“Considerando que conseguimos todas essas cadeiras, precisamos ressuscitar a economia e encontrar um caminho para a reconstrução fiscal antes dos aumentos de impostos que foram adiados”, afirmou o deputado Shinjiro Koizumi, do PLD, filho do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi. “Essa tarefa é de responsabilidade total do PDL agora e não há mais espaço para desculpas. Se encararmos desta forma, apesar de termos vencido, não temos motivos para celebrar, concluiu.
*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.