Do Mundo-Nipo
Depois de o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, qualificar de “totalmente inaceitáveis” as manobras militares que a Rússia realizou nos chamados Territórios do Norte, que têm a soberania disputada entre Tóquio e Moscou, autoridades do governo japonês discutem agora como lidar com a Rússia, conforme informou a mídia japonesa nesta sexta-feira (15).
Tóquio tem reagido fortemente desde o anúncio realizado na última terça-feira por Moscou sobre o começo de exercícios militares nas ilhas de Etorofu e Kunashiri, que são duas das quatro ilhas que o Japão chama de Territórios do Norte e denominadas Ilhas Curilas pelos russos, anexadas pela extinta União Soviética, atual Rússia, no fim da Segunda Guerra Mundial (1945).
O governo japonês, por sua vez, afirma que essas ilhas são parte inerente do território do país e que “foram ocupadas ilegalmente” após o término da guerra.
A disputa pelo controle do pequeno arquipélago, rico em pesca e recursos minerais, impediu que Tóquio e Moscou tenham assinado até agora um tratado de paz desde a Segunda Guerra Mundial.
As relações entre Tóquio e Moscou esfriaram ainda mais desde que o governo japonês decidiu na semana passada aplicar sanções adicionais à Rússia por causa da queda do voo MH-17 da Malaysia Airlines em 17 de julho na Ucrânia oriental, que teria sido derrubado por grupos separatistas financiados por Moscou.
Em resposta, a Rússia anunciou o adiamento de negociações vice-ministeriais com o Japão, que estavam agendadas para o fim de agosto.
Segundo uma fonte citada pela Agência Kyodo, uma reunião do gabinete está programada para o início da próxima semana, na qual será discutido o futuro das relações entre os dois países.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.